quinta-feira, 15 de junho de 2017

A história e o processo de revitalização do Theatro Avenida de Pinhal


Espírito Santo do Pinhal, 29 de dezembro de 1927. Eis que o grande Cine Theatro Avenida é inaugurado, obra de três famílias pinhalenses: os Bartholomei, os Galeano e os Martins. Nesta época era o ponto de encontro preferido da sociedade; filmes, teatros, conferências e até mesmo festas de formatura aconteceram no Theatro Avenida. Chegado os anos 60 todo o glamour do Theatro foi se esvaindo. Os eventos se tornaram esporádicos e seu último grande espetáculo ocorreu em 76, com a peça “Bonifácio Bilhões”.

Em 82, na tentativa de protejer o Theatro, a Associação Pinhalense de Cultura (APC) convenceu os proprietários a vendê-lo à Prefeitura Municipal, tornando-o assim, patrimônio histórico, cultural e artístico de Pinhal e mais tarde tombado pelo Condephaat. No ano de 1986 foi feita a licitação para projetos de restauro, mas as dificuldades financeiras impediam o progresso.

Theatro Avenida de Pinhal atualmente
Em meio aos empecilhos, um grupo de cidadãos pinhalenses, cansados de ver o Theatro “jogado às traças”, fundaram a Associação dos Amigos do Theatro Avenida (AATA) que tomou a frente da reforma. Os integrantes da associação contribuiam mensalmente para as obras, assim como outros voluntários, moradores da cidade ou não, bancos e o poder público, nas esferas, Federal, Estadual e Municipal. No dia 27 de dezembro de 2001, aniversário da cidade, houve uma solenidade no local, sendo lançada a campanha, “Sou amigo do Theatro Avenida”, representada por adesivos para veículos utilizados por aqueles que quisessem contribuir com a causa.

Theatro Avenida atual
O Theatro Avenida foi reinaugurado em 11 de dezembro de 2009, e hoje é palco de várias atividades culturais, inclusive com apoio do Governo do Estado de São Paulo através de espetáculos mensais gratuitos; recuperando assim toda a sua imponência, antes encoberta pela poeira do abandono.

Bibliografia: Revista Comemorativa dos 150 anos de Espírito Santo do Pinhal (1849-1999). Publicação da Prefeitura Municipal, 1999. https://acidadeinvisivel.wordpress.com/tag/espirito-santo-do-pinhal/
Proxima Noticia Proxima Noticia
Noticias anteriores Noticia Anterior
Proxima Noticia Proxima Noticia
Noticias anteriores Noticia Anterior
 

Enviado by FeedBurner