terça-feira, 25 de julho de 2017

Turistas conferem a Espírito Santo do Pinhal o título de 'Toscana Brasileira'

As belas paisagens da região de Espírito Santo do Pinhal (SP), aos pés de um cantinho da Serra da Mantiqueira, ganharam mais um atrativo. Além do clima de montanha, do contato com a natureza e dos bons restaurantes, que conferem ao lugar o título de “Toscana brasileira”, quem se aventurar pela região já pode conhecer a casa de um vinho premiado e que tem conquistado respeito entre especialistas como um dos mais destacados dentro do que se pode chamar “nova ordem mundial vinícola”.
Quando comparam a região de Pinhal com a Toscana, moradores e especialistas avaliam a beleza dos dois lugares e a facilidade de encontrar boa comida. Foto: Vinícola Guaspari em Espírito Santo do Pinhal

Estamos falando do Guaspari Vista do Chá 2012, da Vinícola Guaspari. Feito com 100% de uva Syrah plantada no município, ele foi condecorado pelo Decanter World Wine Awards 2016, no começo do mês, como um dos melhores tintos entre os milhares de rótulos, de todas as partes do planeta, que passaram por baterias de avaliações.


Pois é, temos um vinho de alta qualidade sendo produzido a cerca de 100 km de Campinas, por uma jovem vinícola (começou em 2006), que acreditou no perfil do lugar, em seu povo, no terroir local e em tecnologias de ponta para colocar no mercado produtos de qualidade que já conquistam seus lugares ao sol.
A empresa informa, em seu site, que apostou em especialistas e no uso de tecnologia: fez a inversão da colheita, com o apoio de uma dupla poda nos vinhedos. Assim, a retirada das uvas é realizada no Inverno, quando amplitude térmica, insolação e ausência de chuvas atingem índices próximos do que é considerado perfeito para a produção de uvas viníferas.

Os vinhedos ficam em locais entre 1.000 e 1.300 metros de altitude. Os dias quentes e noites frescas, além da ótima insolação, proporcionam amplitude térmica entre 10ºC e 12ºC na época da colheita, o que garante números muito próximos de reconhecidas regiões produtoras da Europa. Há também um solo seco e com muitas pedras, que garante um grande terroir.
Quando comparam a região de Pinhal com a Toscana, os moradores e especialistas têm como ponto de partida a beleza dos dois lugares e a facilidade de encontrar boas opções para comer e se divertir perto da natureza. Mas, além disso, a visita às vinícolas que ambas as regiões abrigam é um outro ponto que merece atenção.

Claro, guardadas as devidas proporções, já que a Toscana tem, por exemplo, quase 70 mil hectares plantados com vinhedos, contra valentes 50 e poucos hectares da Guaspari, em Pinhal. Sem falar em toda a história que a Toscana acumula, não só na produção e vinhos, por séculos e séculos.
Assim como Pinhal tem agora o seu vinho de destaque, a Toscana é conhecida por ser o berço de rótulos com Brunello de Montalcino, reconhecido como um dos mais emblemáticos vinhos de que se tem notícia. A pequena cidade de Montalcino é o endereço de vinhedos de onde saem as uvas sangiovese grosso que produzem os incomparáveis Brunello e Rosso de Montalcino..

Outros dois pontos em comum entre as regiões são as produções de azeite e queijos. Quem se aventurar pelos dois lugares vai encontrar inúmeras opções de queijos típicos. Já os azeites são mais comuns na Itália, mas a região de Pinhal, Poços de Caldas e Andradas já dá seus primeiros passos para colocar no mercado brasileiro produtos com DNA 100% local e que já chamam a atenção de especialistas.

Há ainda uma “lenda” que circula pela região de Pinhal que aponta muitas semelhanças entre o típico toscano e o mineiro “da gema”. Ambos teriam, segundo os relatos da lenda, como características de comportamento a vida pacata, quase sempre desconfiando de tudo. Tal padrão os torna observadores e donos de uma sabedoria popular de fazer inveja a muitos povos tradicionais. No entanto, todo esse perfil sisudo cai por terra quando o gelo é quebrado – seja com um bom vinho, seja com um bom prato de comida. Tanto mineiros quanto toscanos se tornam muito acolhedores e podem rapidamente virem a ser “melhores amigos” de visitantes e estranhos em um piscar de olhos.

Na taça
O Vista do Chá é um vinho de personalidade. Tive a oportunidade de desfrutar duas taças em uma reunião com amigos, mas poderia ter tomado muito mais!! A seguir, alguns relatos que mantenho no meu caderno de anotações.
Aos olhos – Coloração próxima de rubi intenso.
No nariz - Os aromas são profundos e marcantes, com a presença de significativa nota de café, que remete ao solo da região, tradicional polo cafeeiro do Estado. Nota-se ainda aroma de frutas vermelhas, como framboesa e amora, e frutas negras, além de um toque de compota. Um pouco mais de tempo na taça permite identificar leve aroma de tostado e um suave sinal de especiarias.
Na boca – Vinho intenso e concentrado, com taninos redondos e elegantes, além de um bem-vindo equilíbrio entre álcool e acidez. Boa persistência de boca.
Graduação alcoólica: 14%.
Harmonização – Sugiro um filé mignon (ao ponto) com algum tipo de molho branco que leve um queijo forte como parmesão ou gorgonzola.
Onde encontrar - Não identifiquei lugares em Campinas. O site da vinícola vende, por R$ 148,00 cada garrafa. Depois do prêmio, eles tiveram que limitar a venda de duas garrafas por pessoa. Confira estes e outros vinhos em: https://loja.vinicolaguaspari.com.br/

Dicas
Separei algumas dicas para os que quiserem experimentar um bate-volta para a “Toscana brasileira”.
Vinícola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal (SP)
Marque antes a visita pelo telefone (19) 3651-4972
Vinícola Casa Geraldo, Andradas (MG): 
Marque antes a visita pelo telefone (35) 3731-1600.
Restaurante Celeiro, Espírito Santo do Pinhal
Endereço: Estrada Pinhal/Albertina, KM 1. Telefone (19) 3651-6748.
Restaurante Fazenda Aldeia Velha, Andradas (MG). 
Endereço: Bairro Capão do Mel, próximo à cachoeira do Stella. 
Telefone: (35) 3731-2153 ou (35) 99979-9044.
Ollivia Gastronomia, Poços de Caldas (MG)
Avenida João Pinheiro, 1135. Telefone: (35) 3712 8077.
Salute!
Fonte: http://correio.rac.com.br/
Proxima Noticia Proxima Noticia
Noticias anteriores Noticia Anterior
Proxima Noticia Proxima Noticia
Noticias anteriores Noticia Anterior
 

Enviado by FeedBurner