segunda-feira, 24 de julho de 2017

UniFAE deve assumir gestão da Santa Casa de São João da Boa Vista (SP)

A Santa Casa deve passar a ser administrada, a partir dos próximos meses, pelo UniFAE. O Centro Universitário estuda a possibilidade que foi apresentada pelo próprio hospital e também pela Prefeitura de São João. A instituição de ensino agora analisa como poderá funcionar o convênio para decidir pela concretização desta parceria.

De acordo com o reitor do Centro Universitário, Francisco Arten, as conversas ainda estão em “fase inicial” e uma reunião entre as partes, agendada para esta segunda-feira (24), “pode fazer este processo andar”.

INÍCIO DAS CONVERSAS

Quando a proposta chegou à Instituição, uma das primeiras atitudes tomadas, de acordo com o reitor, foi solicitar uma cópia da recente auditoria feita pelo hospital, para que os números pudessem ser analisados por uma equipe contábil do Centro Universitário.

Este processo de análise ainda está em andamento mas, segundo Francisco Arten, o conselho do UniFAE já decidiu que não irá assumir a dívida da Santa Casa, que gira em torno de R$ 35 milhões, “em hipótese alguma”.

“Não podemos assumir [a dívida], até mesmo por uma situação legal. Não há como uma instituição assumir a dívida da outra. Entretanto, fazer um convênio e colaborar, uma vez que nossos alunos vão utilizar a Santa Casa, acho que isso estaria dentro da lei e é possível de ser feito”, pontuou o reitor do Centro Universitário.

NOVA ADMINISTRAÇÃO

Mesmo que as conversas ainda sejam iniciais, Francisco Arten revela que, para a UniFAE passar a administrar o hospital, a gestão precisa ser do Centro Universitário.

“Acredito que seja preciso uma nova gestão, uma gestão independente, pois teremos que começar tudo de novo. Mas isso depende das conversas que vamos ter. É um trabalho que tem que ser feito com muito cuidado, precisa envolver as duas instituições, com ambas em comum acordo e separando bem a contabilidade da Santa Casa e a do UniFAE”, esclareceu.

FACULDADE DE MEDICINA

A partir de 2018, os estudantes de Medicina do UniFAE, obrigatoriamente precisam começar a atuar dentro de um hospital. Para isso, o Centro Universitário já possuiu alguns convênios com hospitais da região. Arten, entretanto, avalia como seria “fantástico” que isso pudesse ser feito em São João.

“O internato começa no ano que vem e a ideia é o UniFAE já começar a ajudar agora, este semestre, a Santa Casa, para que, no ano que vem, quando os alunos entrarem, tudo esteja bem organizado. Teremos condições de nossos alunos e também de alunos de outras instituições poderem praticar suas futuras profissões dentro do hospital”, destacou Arten.

Quanto a isso, ele deixa claro que, mesmo que a UniFAE assuma, não vai impedir alunos e estagiários de outras instituições de utilizarem a Santa Casa. “Isso é um ponto que já temos, pacífico entre nós”, frisou ele.

Fonte: O Município 
Proxima Noticia Proxima Noticia
Noticias anteriores Noticia Anterior
Proxima Noticia Proxima Noticia
Noticias anteriores Noticia Anterior
 

Enviado by FeedBurner