terça-feira, 29 de agosto de 2017

Escola Estadual Dr Almeida Vergueiro comemora 120 anos

A Escola Estadual Dr. Almeida Vergueiro, um dos patrimônios históricos municipais, completou 120 anos no último dia 25. A cerimônia para comemorar o aniversário aconteceu na própria instituição escolar e contou com a presença do Prefeito Sergio Del Bianchi Junior e do Vice-prefeito, Dr. José Antônio Vergueiro Costa, que é bisneto de Almeida Vergueiro. Além do vice-prefeito, sua mãe, que é neta do homenageado que dá nome à escola, e seu filho, bisneto, também estiveram presentes, juntamente com a Diretora de Educação, Marilda Miglinski, e o Diretor de Cultura, Paulo Stefani Tobias. Os alunos da escola fizeram diversas apresentações, como a leitura da biografia do Dr. Almeida Vergueiro, música, dança e teatro.

Como no dia 25 de agosto é comemorado o “Dia do Soldado”, o Tiro de Guerra também participou da cerimônia e se apresentou, enfatizando essa instituição que é de suma importância na nossa nação, as forças armadas.


BIOGRAFIA 

José de Almeida Vergueiro, natural de Brazópolis, Minas Gerais, nasceu em 14 de outubro de 1859. Cursou medicina no Rio de Janeiro e se formou em 1882. Iniciou sua carreira médica na vizinha São João da Boa Vista, onde ficou por apenas seis meses, e depois se mudou para Espírito Santo do Pinhal. Foi casado com a Sra. Leonina Mendes Vergueiro, e teve quatro filhos: Maria, José, Valdomiro e Nestor. Além de médico, Dr. Almeida Vergueiro também era produtor de café. Foi um homem muito atuante na política, sendo deputado estadual em dois mandatos. Ele foi o responsável por trazer a primeira escola estadual para Pinhal, sendo a terceira de todo o estado de São Paulo, que mais tarde levou seu nome. Em eleição de 30 de Outubro de 1898, em que o voto era aberto, foi acometido de morte súbita ao assistir a declaração de voto contrário de um aliado, com apenas 39 anos.     

Fonte: Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal
Proxima Noticia Proxima Noticia
Noticias anteriores Noticia Anterior
Proxima Noticia Proxima Noticia
Noticias anteriores Noticia Anterior
 

Enviado by FeedBurner