domingo, 1 de outubro de 2017

Na terra do café: as trilhas de Espírito Santo do Pinhal (SP) reservam muitos desafios aos viajantes

Viajar para Espírito Santo do Pinhal é uma oportunidade de conhecer um pouco de nossa história e curtir as belas rodovias que levam até lá. Mas, para quem gosta de off-road, o destino é ainda mais atraente. Normalmente não se planta café em terrenos planos – logo, região de café é uma garantia de subidas e descidas, o relevo ideal para trilhas.

Para desbravar alguns destes caminhos, nos juntamos a um grupo de pilotos da região. O ponto de encontro ideal é a fachada da loja MZe Motos, na praça Treze de Maio, número 39, no centro. É só combinar com o José Fernando, que ele agiliza tudo. Entrando na cidade, siga para a Avenida Washington Luiz (com canteiro no meio) até a rotatória. Nela, há um posto. Siga pela esquerda do posto e você estará na Rua Barão de Mota Paiva. Continue até encontrar uma praça, ao lado direito. Siga em frente e, no fim da praça, à esquerda, você verá a Loja MZe Motos.

Para facilitar, agende tudo com antecedência e leve o guia Néco, trilheiro que conhece bem a região. Demos início ao passeio seguindo para a Trilha da Pedra do Lírio e a Trilha do Morro do Corezzola.

SOBE E DESCE
As saídas para as trilhas locais se dão por estradas vicinais. Quando você menos esperar, se verá em meio a uma plantação de café com uma subida de terra seca, com muitos galhos e bastante íngreme. Ali, as motos não conseguem aderência – logo, bastante técnica será exigida.

Depois da subida, o caminho cruza por plantações de café. Dependendo da época, você poderá aproveitar para experimentar um cafezinho direto do pé. Isso mesmo: é só pegar os frutos bem vermelhos, chupar e jogar a semente. É saboroso!

Continue a pilotar e você terá, pela frente, erosões, subidas e decidas. Após algumas trilhas de gado, chega-se a uma laje de pedra com um belo visual. Continue a acelerar em meio a uma mata fechada e você encontrará a paisagem mais bela da região. Aproveite para descansar e curtir o visual. Depois, acelere novamente. Deste ponto em diante, você vai encarar descidas cheias de pedras, barro, mato e tudo o que o trilheiro gosta. Pouco depois, avistará uma casa abandonada e um curral que demarcam o ponto onde pode-se beber a água pura que corre pela serra. Sobrevém uma longa descida, com muitas pedras e alguns trechos molhados.

MAIS AVENTURA
Depois, será hora de cruzar um milharal. Continue a acelerar e, em meio a muitas subidas e descidas, em determinado momento, você estará no alto de uma montanha. De um lado, estará Espírito Santo do Pinhal (SP) e do outro, Jacutinga (MG). Se optar por descer até Jacutinga, uma lisa descida o espera. Neste trecho, será difícil manter-se em pé, já que a descida é em meio à mata e, devido às sombras e ao tipo de solo, fica muito escorregadia. O uso do freio deve ser moderado – do contrário, é “chão” na certa! Uma vez em Jacutinga, experimente um prato da culinária local – mas não abuse, que há mais aventura à frente! Lembrando que o regresso pode ser feito por trilha, estrada de terra ou asfalto/terra.
AMIGOS
Durante esta reportagem, tivemos, como parceiros, os trilheiros Valter Franco, Valmir Vicente, Marcos Roberto Ferreira (Marquinho), Diego, Adriano Biazoto, João Carneiro, Ricardo Gino, Neco, Cristiano (Frango Veloz), Alexandre Mizukami, Luiz Carlos Polydoro, Rubian e Mortadela.

Para curtir as trilhas da região, entre em contato com José Fernando pelo telefone: (19) 3651-6095. Leve água e tente sair, no máximo, às 09h00, para aproveitar tudo o que a região oferece. Tente marcar uma parada no Restaurante Tijoleiro, em Jacutinga (MG). Ali é servida uma deliciosa leitoa à pururuca.

COMO CHEGAR
A partir da capital paulista, siga pela SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a SP-065 (Rodovia Dom Pedro I); e depois, SP-340 (Rodovia Governador Ademar Pereira de Barros e Rodovia Deputado Mario Beni). Acesse, então, a SP-344 (Rodovias Vereador Rubens Leme Asprino, Dom Tomáz Vaquero). Serão 202 km de viagem.

ONDE DORMIR
Pinhal Palace Hotel (19) 3651-2341
www.pinhalpalacehotel.com.br

ONDE COMER
O Celeiro (19) 3651-6748
Fica na estrada Pinhal/Albertina, Km 1 (funciona apenas aos domingos)

W Bassi (19) 3651-1871
Av. Oliveira Motta, 39 – Centro

Bar e Restaurante Tijolreiro (35) 3444-1026/9915-4721

Fica em Jacutinga (MG), na área rural, bairro de São Luiz. Funciona de terça a sábado e o melhor é reservar o almoço com antecedência. É um estabelecimento muito simples, mas os proprietários são excelentes anfitriões. E a leitoa à pururuca e o frango a passarinho com polenta são deliciosos!
Texto: Egon Jenckel/Trinity Ronzella Fotos: Trinity Ronzella - motoadventure.com.br
*Matéria publicada na edição #151 da revista Moto Adventure.