Theatro Avenida recebe 'Cinejazz' em comemoração ao aniversário da cidade

- 17:23
 - Espetáculo cênico-musical, une a magia do cinema ao jazz, trazendo Jesuane Salvador, Carol Affonso, a Banda Sinfônica & Cordas de Poços de Caldas e grande elenco. Imaagine Chaplin, Audrey Hepburn, Gene Kelly, Rita Rayworth, entre outros monstros sagrados do cinema em um mesmo “palco”, desfilando na memória através de cenas e canções. Agora pense em um espetáculo cênico-musical no qual as fronteiras entre música, teatro, cinema e dança se quebram, culminando em um diálogo extremamente poético e delicado - este é ​CINEJAZZ, apresentando a atriz e cantora ​Jesuane Salvador & a Banda Sinfônica e Cordas do Conservatório de Poços de Caldas, intervenções poéticas da atriz Carol Affonso e a presença da Cia Gisa Carvalho. Com aprovação da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio Renovias, o espetáculo realiza temporada em Minas Gerais e São Paulo, com estreia em Espírito Santo do Pinhal (SP), em comemoração ao aniversário da cidade. A apresentação ocorre às 20h, no Theatro Avenida e Esírito Santo do Pinhal(SP) com entrada gratuita. Pede-se a chegada com antecedência para a garantia de lugares.

A montagem propõe uma viagem através das mais belas canções que se tornaram trilhas de cinema, evidenciando a sofisticação do jazz em perfeito diálogo com a brasilidade, através de um roteiro poético e delicado.  De interpretação elogiada pelo criador da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Sérgio Rouanet, Jesuane imprime delicadeza e força interpretativa ao espetáculo, que conta com a presença marcante de ​Carol Affonso, em intervenções poéticas.

Os arranjos são assinados por Otávio Quartier, com Direção Musical de Juliano Barreto, e as coreografias e preparação de elenco por Gisa Carvalho. A montagem conta com Direção Executiva de Marcos Guedes, além de grande elenco. Pensando na acessibilidade, o projeto também traz a interpretação em libras. 

Promovendo encantamento e a possibilidade de atingir um público amplo e diversificado, Cinejazz é realizado através da Lei Rouanet, com patrocínio exclusivo da Renovias.
Jesuane Salvador

JESUANE SALVADOR
Cinejazz é protagonizado pela cantora e atriz mineira, Jesuane Salvador. Com cursos livres de Performance no Palco e Dramaturgia, realizados na SP Escola de Teatro sob supervisão de nomes como o do consagrado Elias Andreatto, Jesuane já atuou ao lado de mestres, como o escritor e saxofonista Luís Fernando Veríssimo, o respeitado compositor Guinga, o maestro Ivan Vilela, entre outros. Sua atuação plural, tanto na escrita e pesquisa quanto protagonizando produções musicais, lhe renderam prêmios de entidades como o Itaú Cultural, o Museu Afro Brasil, a Secretaria para Gêneros e Etnias do Governo do Estado de São Paulo e o Ibram.

A presença de Jesuane chama a atenção em Festivais de Jazz e Música Popular Brasileira e em importantes eventos da agenda cultural mineira e paulista, como na Virada Cultural de SP, Biblioteca de SP, Palácio de Justiça de SP, SESCS de Minas Gerais e São Paulo, como solista de orquestras, além da presença em teatros e centros culturais.  Sua interpretação recebeu elogios de personalidades como Sérgio Rouanet, além do reconhecimento, no ano passado, como 'o espetáculo do ano' pelo Palácio de Justiça de São Paulo, durante a Virada Cultural Paulista.

O trabalho da intérprete obtém destaque em órgãos de imprensa como a Folha de S. Paulo, o Jornal DCI, TV Cultura, Jornal Estado de Minas, O Tempo, Sites EJazz, Clube do Jazz, Rádio Estadão, entre os principais veículos especializados em Jazz do Brasil.

Jesuane é pesquisadora do patrimônio imaterial mineiro e escritora, obtendo, por estas atuações, diversos prêmios de entidades como o SESC-MG, além da curadoria de reconhecidos projetos, como a série de documentários "O Milagre de Santa Luzia", produzida para a TV Cultura e TV Brasil.

CAROL AFFONSO
Carol Affonso

A equipe conta com o talento de CAROL AFFONSO, reconhecida apresentadora televisiva e produtora cultural sul-mineira que une, à qualidade de seu trabalho na área de comunicação social, a capacidade de condução de relevantes produções culturais, evidenciadas em projetos como o “Carol on Line”,  “Jornal do Sul de Minas” e “Carol On Night” -  programa televisivo de variedades que se foca na documentação da cadeira cultural do sul de Minas,  bem como evidencia a arte contemporânea mundial dedicando espaço a trabalhos como “O Mundo de Tim Burton” (Exposição MIS).

O impacto de seu trabalho atinge 29 cidades do interior de Minas e São Paulo, chegando a um público de cerca de 600 mil pessoas, de acordo com dados do IBGE.

Carol Affonso é ainda responsável pelo projeto “Leitura do Bem”, que já impactou cerca de 1.000 pessoas direta e indiretamente, levando literatura, música e teatro a escolas da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.

BANDA SINFÔNICA & CORDAS DO CONSERVATÓRIO DE POÇOS DE CALDAS
Banda Sinfônica e Cordas do Conservatório de Poços de Caldas(MG)

O espetáculo conta com uma formação orquestral especialmente pensada para a montagem, unindo a Banda Sinfônica e Cordas do Conservatório de Poços de Caldas.

Formada em 2012, no Conservatório Musical de Poços de Caldas, a Banda Sinfônica surgiu com o objetivo principal de promover o desenvolvimento musical de seus integrantes através da prática em conjunto desenvolvida pedagogicamente. Com concertos aclamados dentro e fora do País, a Banda Sinfônica já atuou ao lado de grandes maestros, como o reconhecido João Carlos Martins.

Este grupo conta com a presença de professores do próprio conservatório, renomados e reconhecidos nacionalmente e internacionalmente pelos trabalhos que desenvolvem.  Os músicos presentes são especialistas em seus instrumentos. Em pouco tempo a Banda Sinfônica conquistou notoriedade no cenário musical. Tal fato se deu pelo seu ideal que é divulgar e valorizar a música erudita e a música de concerto.

Isso configura a Banda Sinfônica dentro de um projeto único em toda a região. Formando um público seleto e exigente, a Banda Sinfônica apresenta um repertório variado, específico para sua formação, sempre primando pela qualidade e bom gosto. Por isso, já se apresentou em importantes palcos espalhados pelo Brasil, como por exemplo, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e se apresentando até no Uruguai. Constantemente é convidada para diversos festivais internacionais de música instrumental, congressos, programas de televisão, temporadas em teatros da região, além de promover concertos didáticos em escolas municipais e estaduais.

Desde 2015 promove, com a parceria do Carlton Vilage Hotelaria e Eventos SPE Ltda, a Série Música de Concerto no Palace Casino e Poços de Caldas ‐MG.  Para Cinejazz, a Banda Sinfônica apresenta-se em uma formação especial, contando com presença de um naipe de cordas especialmente formado para o projeto.

Elenco

A preparação de elenco conta com o talento da bailarina e coreógrafa Gisa Carvalho. Diretora da Cia de Dança Gisa Carvalho, ela demonstra sua experiência de mais de 20 anos na escolha do elenco e concepção de coreografias. Em suas produções, Gisa sempre teve como marca a preocupação em contextualizar o público. 

A presença cênica dos espetáculos que dirige é, há anos, reconhecida pela qualidade proposta através das pesquisas. Com forte capacidade cênica e expressividade, a virtuosidade dos bailarinos se faz presente em cada uma das coreografias, que chegam a contar verdadeiras histórias através da dança e presença cênica.

Publicidade


EmoticonEmoticon

 

Digite o que deseja buscar e pressione enter