Pinhal investiga duas mortes por suspeita de febre amarela

- 21:59
Os casos suspeitos seriam de dois irmãos moradores da zona rural de Espírito Santo do Pinhal(SP)Após a morte de dois irmãos com suspeita de febre amarela na cidade de Espírito Santo do Pinhal, o prefeito Sérgio Del Bianchi Júnior convocou nesta tarde de segunda-feira (29), uma reunião no Posto de Saúde da Vila Palmeiras com as coordenadoras da Saúde e da Vigilância Epidemiológica do Município e as enfermeiras-chefes de todas as unidades de saúde do município, para traçar ações no combate à febre amarela.

Dois irmãos, Geraldo Donizete de 46 anos faleceu no último sábado (27) com suspeita de febre amarela e Antonio Bucioli, que estava internado na em uma UTI na Unicamp, faleceu na manhã desta segunda-feira (29). Os dois eram moradores da zona rural de Espírito Santo do Pinhal. Nos dois casos, os pacientes apresentaram os sintomas da doença febre amarela, foram colhidas amostras de sangue e enviadas para laboratórios do governo.
Os dois homens foram internados inicialmente no Hospital Francisco das Rosas e provavelmente teriam sido picados por mosquitos em um sítio próximo da Gruta de Nossa Senhora, que fica em uma estrada entre Pinhal e Jacutinga.
Na manhã desta segunda-feira (29), o diretor regional da Vigilância Epidemiológica de São João da Boa Vista e funcionários da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), também estiveram na cidade para tratar do assunto e foram até a divisa entre os municípios de Espírito Santo do Pinhal e Jacutinga, para mapear a região e os casos de suspeita de febre amarela.
Segundo o Prefeito Del Bianchi, as ações deverão começar nesta terça-feira (30), em diversos bairros da cidade, com mapeamento de criadouros de mosquitos, com aplicação de larvicidas e vacinação de casa em casa próximo ao locais onde moravam os dois moradores que morreram com suspeita de febre amarela.

Os moradores também poderão receber a vacinação normalmente nos postos de saúde, serão liberadas 70 senhas por dia em cada unidade de vacinação para aqueles que ainda não foram vacinados.

Matéria do Andradas Espiral / Por Rita Esprovieri

Publicidade


EmoticonEmoticon

 

Digite o que deseja buscar e pressione enter