A cidade

Espirito Santo do Pinhal, carinhosamente chamada de “Pinhal” localizada na região Mogiana do Estado de São Paulo A 198km da capital ( São Paulo ), desenvolveu-se com o café, que foi também o motivo principal de sua ligação a Santos por estrada de ferro e da imigração italiana, cuja influência ainda é visível na população atual.



Espírito Santo do Pinhal surgiu na primeira metade do século XIX, quando Romualdo de Souza Brito, vindo de Mogi das Cruzes, estabeleceu-se nestas terras, dedicando-se à agricultura juntamente com outros membros de sua família. No entanto houve uma demanda sobre a posse de parte de suas terras, feita por outros agricultores que chegaram em seguida. Romualdo de Souza Brito e sua esposa Tereza Maria de Jesus, resolveram solucionar o problema doando as terras disputadas para a formação do patrimônio do Divino Espírito Santo.

A parti desta doação, que compreendia 40 alqueires de terras retiradas da Fazenda do Pinhal, pertencente à freguesia de Mogi Guaçu, surgiu o povoado que recebeu o nome de Espírito Santo do Pinhal. O pequeno povoado floresceu e se transformou em um município próspero, de uma beleza natural ímpar, com um povo alegre e hospitaleiro, que a cada dia cresce e vem atraindo mais e mais pessoas para essa terra, que tem projetado sua cultura, sua arte e sua gente para todos os cantos do mudo.
 

Enviado by FeedBurner