author photo
Ruas esburacadas são verdadeiras inimigas dos motoristas em Espírito Santo do Pinhal(SP). Passar ou não passar por uma rua esburacada: às vezes não temos escolha alguma e só nos resta pilotar o carro da melhor forma para não sofrer prejuízo. "Se os buracos fossem poucos, o motorista poderia evitar passar por eles ou mesmo andar mais devagar quando uma rua estivesse danificada. Porém, em todos os bairros há problemas com a pavimentação e assim não tem como evitar passar pela buraqueira", afirma o motorista.

Contudo, ruas esburacadas são verdadeiras inimigas dos motoristas. Além do risco de acidentes, buracos e rachaduras no asfalto podem atingir diferentes partes do veículo, comprometendo seu funcionamento e desempenho. Neste artigo, especialistas em mecânica automotiva explicam quais os componentes do carro que podem sofrer danos por conta das falhas nas ruas.

SUSPENSÃO: Patrício Guimarães, chefe de mecânica de um centro automotivo , afirma que, em uma rua esburacada, “o que mais sofre é o conjunto de suspensão do veículo.” Passar por falhas na via pode sobrecarregar a suspensão e os amortecedores, que terão sua vida útil diminuída. Além do mais, o bolso também vai sofrer com o impacto de um buraco: “Em muitos carros, hoje, o amortecedor, no conjunto de suspensão, é um dos itens mais caros”, informa Guimarães.

PNEUS e RODAS: “Ao passar por um buraco, os pneus podem ganhar ‘bolhas’, formadas pelo estouramento do cordonel de aço dentro do pneu”, explica o técnico Edi Carlo. Em outras palavras, cair em um buraco pode romper as mantas internas de aço do pneu. O dano provoca bolhas na borracha e isto pode causar o estouro do pneu, acarretando, consequentemente, um sério acidente. Por outro lado, as rodas do carro (tanto as de aço como as de alumínio) também podem ser danificadas, dificultando o controle do veículo.

No entanto, se não for possível desviar da buraqueira, siga as recomendações do mecânico Marcelo Soares: “não freie bruscamente: desengate a marcha ou ao menos pise na embreagem ao atravessá-lo, com isso, você evita danos no câmbio”. Após o impacto, é conveniente levar o carro até uma oficina de confiança e checar o alinhamento.

Quer compartilhar alguma reclamação em seu bairro? Mande seu relato por WhatsApp: ( 19 )  9 8412-9284



Este artigo tem 0 komentar


EmoticonEmoticon

Próximo Artigo Next Post
Artigo Anterior Previous Post