author photo
Já ouviu falar da Vinícola Guaspari? Este lugar incrível fica localizado aqui em  Espírito Santo do Pinhal(SP). A vinícola nasceu em 2006, fruto da vontade e dedicação da família Guaspari que lá já cultivava café, e decidiram ingressar na viticultura. A paixão pelo vinho faz com que cada detalhe da vinícola seja pensado com muito carinho. Os processos são extremamente artesanais e contam com apenas trinta funcionários que partilham do mesmo amor pelo plantio.

Foco nos detalhes do processo
Cada etapa é muito bem pensada para que o produto final seja perfeito! O terroir (palavra de origem francesa usada para se referir a solo e clima) é totalmente favorável à viticultura, a altitude relevante devido à exposição solar varia entre 1.000 a 1.300m, as noites são frescas e durante o dia o sol proporciona uma amplitude térmica de 10° e 12°C na época da colheita, bem semelhantes às regiões europeias.

A vinícola conta também com um solo seco, mas com boa drenagem, granítico e argiloso – altamente indicado para uvas que são destinadas à produção de vinhos de alta qualidade. Após a colheita manual, os cachos são minuciosamente selecionados, a produção é feita em tanques de inox, e a fermentação pode ser tanto nos próprios tanques, como no ovo de concreto ou até mesmo diretamente nas barricas – tudo depende do vinho que está sendo produzido. A sala das barricas é de encher os olhos!

Aqui é feito o aprimoramento dos vinhos, processo que pode durar de 12 a 24 meses. Durante este período, os vinhos são analisados e degustados diversas vezes, mas sempre com muito cuidado para não interferir no processo de trocas de aromas e sabores.

Engarrafamento próprio
O fato da vinícola Guaspari ser pioneira na região fez com que a família criasse uma estrutura própria de laboratório e engarrafamento. Seguidores do processo francês, que está entre os mais rigorosos do mundo, utilizam o carvalho francês, e apenas rolhas de cortiça natural, importadas de Portugal.

O processo de engarrafamento trabalha em circuito fechado e automático, é o único da vinícola sem intervenção humana, prezando ao máximo a qualidade do produto final. Após todo este processo, os vinhos que ainda não estão prontos para o consumo retornam para a adega, onde passam um tempo que varia de seis a 18 meses.

Elogios em Paris
Deste solo, nasceu o vinho Vista do Chá, feito da uva Syrah, com sua surpreendente personalidade, cor forte e aroma elegante! A safra de 2011 do “Vista do Chá” foi elogiada por críticos (dentre eles, o inglês Steven Spurrier, editor da revista Decanter) e compradores no evento Palais de Grand Cru 2013, que acontece em Paris. Até hoje, a safra de 2011 é muito comentada e considerada a melhor já produzida.

Durante nossa deliciosa degustação, tive a oportunidade de provar todos os vinhos da Guaspari, tintos, brancos e rosés. O Vale da Pedra – safra de 2015 foi o meu preferido. De cor rubi, esse vinho traz consigo aromas de frutas vermelhas, especiarias e a clássica picância da uva Syrah. É fácil de beber, conta com frescor e um tanino redondo que me ganharam!

Conclusão
Concluindo, a visita à Vinícola Guaspari foi incrível! O cuidado e amor que tanto a família quanto seus funcionários fica evidente em cada etapa do processo de produção. E o resultado não poderia ser melhor – vinho delicioso e de alta qualidade!

E aí, vocês já provaram algum vinho Guaspari? Tem algum preferido?  Comente e compartilhe.

Vinícola Guaspari
Rua Pedro Ferrari, 300 – Parque dos Lagos
Espírito Santo do Pinhal, SP
(19) 3661-9191
Horários de visitação: sábados e domingos, às 10:30h ou 14:30h
Visitação mediante reserva pelo e-mail: enoturismo@vinicolaguaspari.com.br

“Se todos que nos rodeiam abraçarem esse sonho, se o nosso vinho reunir as pessoas e ainda conseguirmos retribuir à região tudo o que ela nos proporciona, então teremos plantado a semente para que as próximas gerações tenham uma nova visão sobre a região de Espírito Santo do Pinhal e sobre o vinho brasileiro.”


– Família Guaspari –

Texto: www.gabrielabigarelli.com.br
Fotos: www.vinhonosso.com








Este artigo tem 0 komentar


EmoticonEmoticon

Próximo Artigo Next Post
Artigo Anterior Previous Post