Últimas notícias

Colunista

21 de fevereiro: Dia Nacional do Imigrante Italiano

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
Em 1889 começaram a chegar em Espírito Santo do Pinhal os imigrantes italianos, que vieram com objetivo de trabalhar na lavoura do café. O Dia Nacional do Imigrante Italiano é celebrado anualmente em 21 de fevereiro.O Brasil é o maior país com raízes italianas em todo o mundo. Pela importância que a comunidade italiana representa para a construção do Brasil, esta data tem o objetivo de homenagear os descendentes dos imigrantes italianos. Em 

A lei nº 11.687, de 2 de junho de 2008, instituiu oficialmente o Dia Nacional do Imigrante Italiano no calendário de todo o território brasileiro.

A escolha do dia 21 de fevereiro é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Este evento ficou marcado como o inicio do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.

Com a crise que se instalou na Itália durante meados do século XIX e XX, muitos camponeses italianos aceitaram os pedidos do governo brasileiro para trabalharem nas lavouras do país, principalmente nas regiões sudeste e sul.

De acordo com dados do Consulado da Itália no Brasil, estima-se que atualmente existam aproximadamente 25 milhões de descendentes de italianos vivendo em terras brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário