-- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE --
Memorial Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial no Rio de Janeiro
“Deus empresta-nos o corpo para que possamos aqui no plano terrestre nossos espíritos continuem evoluindo, já que o corpo, ou seja, o uniforme, a farda que nosso espírito usa, morre, mas o espírito JAMAIS. Quis a sabedoria Divina que esses heróis voltassem à Sua companhia dessa forma, morrendo nesse conflito.”
O exposto acima só faz reforçar as palavras do ex-combatente, Capitão da Reserva Alfredo Bertolo Klass em entrevista a RCP TV do Paraná, quanto à afirmação de um historiador cujo nome preferimos omitir, que diz que o corpo do sargento Max Wollf Filho jamais teria sido encontrado, mas como ele ganhou a estigma de herói e realmente o foi, vendeu-se a ideia dos restos mortais dele estar no Monumento dos Pracinhas no Rio de Janeiro: Diz o capitão: “ O corpo não vale nada. Deus nos empresta para nós vivermos, então, o corpo do Max eu não sei, mas o espírito dele está vivo! Tenham certeza!”
A palavra “baixa”, militarmente falando, não significa apenas as mortes; ela engloba também feridos, doentes, acidentados, extraviados, presos por indisciplina e porque não dizer, as deserções.. Durante o período em que esteve em ação na Itália, as mortes, por exemplo, não foram só em ação; muitos dos nossos praças e alguns oficiais morreram vítimas de acidentes, sejam de veículos, ou durante a instrução datropa, inclusive alguns depois do cessar fogo na Itália já que a FEB também foi tropa de ocupação em território italiano.
Podemos citar como exemplo a morte do soldado Antônio Aparecido do 6º RI que faleceu aos 12 de agosto de 1944 por afogamento, antes mesmo da tropa brasileira disparar o primeiro tiro na guerra, ou seja, podemos considerá-lo o primeiro febiano a morrer em solo italiano. Porém, já em julho, mês da chegada do Primeiro Escalão a Nápoles, já tínhamos 316 baixas, provavelmente por conta de doenças. Citamos também o falecimento do 2º Tenente Ernani Marones de Gusmão, falecido a 1 de setembro de 1945, vitima de acidente de arma de fogo, ou seja , há quase 4 meses do fim das hostilidades.
Observações:
– Aos 2 de dezembro de 1946, a Secretaria Geral do Ministério da Guerra através do Boletim Especial do Exército, tornou pública a relação dos pracinhas que tombaram nos campos de batalha da Itália.
– O Depósito de Pessoal da FEB era uma unidade de recompletamento da tropa, mas não se tem uma fonte para onde os mortos que vieram dessa unidade foram engajados daí aparecer em seus nomes, o nome dessa unidade e não algum dos Regimentos ou algo do gênero.
-O total de mortos da Força Expedicionária Brasileira no Cemitério de Pistóia era de 454 pracinhas brasileiros, dos quais 14 permanecem com suas identidades desconhecidas, havendo ainda dois corpos que não foram recolhidos àquele Cemitério até 1967. Naquele ano, no dia oito de junho, foi encontrado em Montese um esqueleto plenamente provado que era de um pracinha brasileiro*, devido as botas com ele encontradas, um relógio de pulso de fabricação brasileira e a mais evidente, um dos pedaços da farda com o símbolo da cobra fumando. Os restos mortais ainda repousam em Pistóia sob a alcunha de SOLDADO DESCONHECIDO
Ainda foram sepultados no mesmo cemitério os corpos de 8 oficiais da FAB fazendo um total de 462 combatentes. Lembrando que em dezembro de 1960 os restos mortais desses heróis foram trazidos de volta à pátria devido ao grande esforço do Comandante da FEB, General João Batista Mascarenhas de Mores que dizia: “EU os levei para o sacrifício, agora é meu dever trazê-los de volta”
Convêm destacar a dignidade da Força Expedicionária Brasileira no que tange ao inimigo: Até um tempo atrás, repousavam naquele cemitério junto com os brasileiros, 46 alemães que foram recolhidos no campo de batalha por membros do Pelotão de Sepultamento.
“Deixa o pobre, morreu, acabou” . Essa foi a resposta de um dos soldados que era do Pelotão de Sepultamento a um correspondente de guerra, quando indagado o porquê de tanto cuidado ao sepultar o inimigo que poderia muito bem ter tirado a vida de algum companheiro seu.
* Suspeita-se que o soldado desconhecido de Pistóia, seja o cabo do 11º RI Fredolino Chimango de Passo RS. Faz algum sentido porque a data do seu desaparecimento, consta 16 de abril de 1945.
– Fontes indicam que os três primeiros soldados brasileiros a morrerem em combate foram os soldados Antenor Guirlanda do 6º RI em Vic. Nocchi , aos 21/09/44, assim como os soldado Atílio Piffer e Constantino Marochi do mesmo Regimento, que tombaram em Camaiore e Vic Santini respectivamente, aos 21/09/44 também.
– As baixas estão computadas somente até maio de 1945 até onde foram as, hostilidades, porém, como explicado acima, nos meses seguintes, tivemos mais algumas.
– Das 11.617 baixas verificadas durante a campanha da Itália, 448 foram por morte em combate; 8480 por doença, sendo as demais por extravios, feridos em ação e acidentados.
[…]”O primeiro tiro me pegou, senti uma frieza quando a bala bateu em mim – não sabia se era de metralhadora, mas foram quatro ferimentos: um em cada perna, um na mão e outro no lado esquerdo,na costela. Fiquei estendido na neve e penso que, por isso, escapei de morrer; o gelo estancou o meu sangue. Olhei para o relógio, eram oito horas e trinta minutos da manhã e eu continuava caído sobre a neve. Havia sangrado mas sem sentir dor. Ao ser ferido, permanecendo inerte daquele jeito, imaginei que os alemães iriam me matar. Muitos feridos morreram porque reagiram à aproximação dos alemães” […] Diz ainda o ex-pracinha: […] “Eles pertenciam a um grupo de combate inimigo, mas deles não tenho nenhuma queixa. Ao clarear o dia, os alemães desceram para apanhar os feridos (éramos quatro brasileiros), colocaram-nos em padiolas e nos levaram para um hospital italiano. Fomos muito bem tratados pelos enfermeiros alemães; mesmo sem entender nada do que eles falavam” […]
Com este relato do ex-combatente Fernando Leopoldo dos Santos Miranda de Recife – PE, acredita-se que muitas mortes poderiam ter sido evitadas, além de mostrar certa dignidade do inimigo.
– Até o final da guerra, 35 brasileiros feitos prisioneiros constavam da lista de desaparecidos/extraviados. Todos foram recuperados após a o término das hostilidades na Europa.
MORTOS E EXTRAVIADOS DA FEB NA CAMPANHA DA ITÁLIA POR UNIDADES
1º Regimento de Infantaria:
Segundo Tenente – 1
Aspirante a Oficial – 1
Segundo Sargentos – 3
Terceiro Sargentos – 19
Cabos – 13
Soldados – 117
TOTAL : 154 Praças
6º Regimento de Infantaria:
Primeiro Tenente – 1
Segundo Tenentes – 2
Primeiro Sargentos – 3
Segundo Sargentos – 4
Terceiro Sargentos – 3
Cabos – 13
Soldados – 82
TOTAL : 108 Praças
11ºRegimento de Infantaria:
Capitão – 1
Segundo Tenentes – 5
Segundo Sargentos – 4
Terceiro Sargentos – 14
Cabos – 11
Soldados – 99
TOTAL : 134 Praças
1º Batalhão de Saúde
Segundo Sargento – 1
Cabo – 1
Soldados – 6
TOTAL : 8 Praças
9º Batalhão de Engenharia
Segundo Sargento – 1
Terceiro Sargento – 1
Cabo – 1
Soldados – 5
TOTAL : 8 Praças
1º Esquadrão de reconhecimento
Segundo Tenente – 1
Segundo Sargento – 1
Cabo – 1
Soldado -1
TOTAL: 4 Praças
Bateria de Comando da Artilharia Divisionária
Segundo Sargento Sargento – 1
TOTAL : 1 Praça
I Grupo de Artilharia
Soldados – 2
TOTAL : 2 Praças
II Grupo de Artilharia
Terceiro Sargento – 1
Soldados – 3
TOTAL : 3 Praças
III Grupo de Artilharia
Terceiro Sargentos – 3
Soldado – 1
TOTAL : 4 Praças
IV Grupo de Artilharia
Segundo Sargento – 1
Soldados – 3
TOTAL: 4 Praças
1ª Companhia de Transmissões
Segundo Sargento – 1
Terceiro Sargento – 1
Soldados – 2
TOTAL : 4 Praças
1ª Companhia leve de Manutenção
Soldados – 2
TOTAL: 2 Praças
1ª Companhia de Intendência
Soldados – 2
TOTAL : 2 Praças
1ª Companhia de Polícia
Soldados – 2
TOTAL: 2 Praças
Companhia Do Quartel General
Soldado – 1
TOTAL : 1 Praça
Quartel General da 1ª D.I.E.
Segundo Sargento – 1
Soldados – 3
TOTAL : 4 Praças
Depósito de Pessoal da F.E.B
Segundo Tenente Tenente – 1
Sub Tenente – 1
Cabo – 1
Soldados – 8
TOTAL: 11 Praças
TOTAL GERAL : 457 Praças

NÚMERO DE MORTES POR GRADUAÇÃO/ POSTO
Capitães – 1
Primeiro -Tenentes – 1
Segundos – Tenentes – 10
Aspirantes a Oficial – 1
Sub Tenentes – 1
Primeiro Sargentos – 3
Segundo Sargentos – 18
Terceiro Sargentos – 42
Cabos – 41
Soldados – 339
Obs.: Dos 339 soldados, 16 são extraviados em combate, sendo 10 do 1º RI, 3 do 6º RI e 3 do 11º RI. 14 desses corpos foram encontrados e não identificados. Há portanto 1 soldado extraviado, provavelmente morto cujo corpo não foi encontrado.
III – Observações:
Todos os estados brasileiros tiveram representantes na F.E.B. e entre todos, o Estado de São Paulo que apresentou o maior número de mortos – 92, Minas Gerais, 80, o antigo Estado do Rio de Janeiro, 63 (*) , o antigo Distrito Federal, 50 (*), Paraná, 29, Santa Catarina, 28, Rio Grande do Sul, 21, Goiás,17, Mato Grosso, 15, Pernambuco,13, Espírito Santo, 12, Bahia , 11, Ceará, 6, Paraíba, 6 , Sergipe, 6, Alagoas, 5, Pará, 4, Piauí, 2 e finalmente Acre e Amazonas com 1 morto cada. Um só estado não teve nenhuma perda durante a Campanha da F.E.B na Itália: O Maranhão.
(*) Como todos sabem, a cidade do Rio de Janeiro, era a capital da República até 1960 quando o comando do país transferiu-se para Brasília. Depois disso, o antigo Distrito Federal virou Cidade – Estado, onde tínhamos o Estado da Guanabara cuja a Capital era o Cidade do Rio de Janeiro. Em 1974, aconteceu a fusão ente o Estado do Rio de Janeiro e o Estado da Guanabara, passando a cidade do Rio de Janeiro ser a capital desse estado, portanto, modificando um pouco dos dados estatísticos das mortes ocorridas em cada estado, passemos a considerar as perdas de fluminenses durante a campanha na Itália como sendo 113 praças.
– Houve apenas um caso de deserção nas fileiras da FEB; a do soldado B.L que não foi mais reintegrado á tropa! Esse cidadão acabou suicidando-se no Acampamento de Lucky Strike, em Saint Valery – França;
– Destaquemos a morte do 2º Tenente da FAB Dante Isidoro Gasteldoni que faleceu aos 18/05/44 durante treinamento em Acua Dulce – Panamá. Podemos considerá-lo como o primeiro brasileiro envolvido na guerra a falecer.
O terceiro ataque a Monte Castelo ( 12/12/44 , 34 mortos e 133 feridos) e a conquista de Montese ( De 14 a 17/04/45, 38 mortos e quase 500 feridos em ação) podem ser consideradas as mais sangrentas que a FEB participou.
As fontes revelam certas divergências quanto aos números de mortos durante os 239 dias que a FEB esteve em combate; umas dizem ter sido 544, outras 943; chegaram a falar em 1.800 e em até 2500 mortes. Baseamo-nos então, na RELAÇÃO NOMINAL DOS MORTOS E EXTRAVIADOS do livro A FEB PELO SEU COMANDANTE, do GENERAL JOÃO BAPTISTA MASCARENHAS DE MORAES, das páginas 333 a 338.
Muitos boatos diziam que os soldados brasileiros não tinham espírito combativo, após certos fracassos como as três tentativas infrutíferas de tomar Monte Castelo, porém, com o decorrer do tempo, ficou provada a coragem e a capacidade deles, portanto, não se trata de nenhum tipo de sadismo informar como alguns desses heróis tombaram, até porque, evita-se maiores detalhes como por exemplo, como ficou o estado do corpo do pracinha. Há vários outros relatos, mas seus autores não citam os nomes dos que tombaram. A única intenção é mostrar a amigos, parentes e interessados que realmente foram heróis, já que ser covarde é ser morto pelas costas porque fugiu da luta.
RELAÇÃO NOMINAL DOS MORTOS DA FEB/FAB NA CAMPANHA DA ITÁLIA
febELES NÃO VOLTARAM
Soldado Abel Antônio Mendanha, natural de Itaberi – GO 2G 105228 do 6ºRI, falecido aos 28/04/24 em Collecchio
Soldado Abilio Fernandes dos Santos, natural de Mogi das Cruzes – SP, 2G 109.289 do 6º RI, falecido aos 17/11/44 em Marano
Soldado Abilio José dos Santos, natural de Colatina – ES, 1G  227.616, do I/1º RAPC, falecido as 23/02/45 em Salvagliano – Vítima de acidente com arma de fogo
Soldado Abilio dos Passos, natural de Salesólolis –SP, 2G 95.568, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo
Soldado Achyles Brasil, natural do Rio de Janeiro –RJ, 1G 243.496, do 1º RI, falecido aos 03/03/45 em Lizano
Soldado Adalberto Cândido de Melo, natural de Santa Rita – PB, 1G 197.821, do 1º RI, falecido aos 28/03/45 em Monte Belvedere
Soldado Adão Wojcik, natural de Auracária –SC 1G 291.797, do 11º RI, falecido aos 21/02/45 em Gaggio Montano – Sua companhia estava sendo terrivelmente hostilizada pela artilharia e metralharas alemães. O soldado foi primeiro atingindo por uma rajada nas costas que imediatamente lhe paralisou as pernas, impedido de se locomover ficou a mercê de mais tiros que lhe atingiram a cabeça.
Soldado Adelmir Dias dos Santos, natural de Itabuna – BA, 2G 127.812, do 11º RI, falecido aos 23/03/45 em Pistóia.
Soldado Adir Jorge, natural de Rio Negro – PR, 5G 30.727 do 6º RI, falecido aos 22/04/45 em Collecchio Cabo Agnaldo Saturnino Rocha, natural de Salvador – BA, do 1º RI, falecido aos 23/12/44 em Granaglione – Vítima de acidente de jipe.
Soldado Agostinho da Silva Monteiro, natural de Belém , PA, 1G 301.151, do i/1ºRAPC. Falecido aos 31/10/44 no 182 S Hospital
Cabo Ailson Simões, natural de Vitória –ES, 1G 295574 do 11º RI, falecido em 05/04/45 em Malondrona – Recolhia minas que foram desativadas pelo seu pelotão quando sem que ninguém soubesse como o caminhão de transporte explodiu, matando não só a ele, a também mais 4 soldados
2º Sargento Alberto Mello da Costa, natural de Viçosa – AL 1G 151.046, do I/1º RAPC, falecido aos 22/04/45, em Zocca
Soldado Alberto Vicente Cardoso, natural de Santa Tereza- ES, do 1º RI, falecido aos 12/04/45 na região de Montese
Soldado Albino Cezar, natural de São Paulo – SP, 2G 73.099 do 6º RI, falecido aos 24/11/44 em  Monte Castelo –  Na segunda tentativa de tomar Monte Castelo, saiu o soldado com seu grupo de combate. Como esclarecedor ( aquele que vai na frente), não voltou mais para dar alguma informação ao grupo, Faleceu provavelmente vítima de arma de fogo inimiga. Seu corpo foi resgatado quase um mês depois.
Soldado Alcebiades Bobadilha da Cunha, natural de Porto Murtinho – MT 1G 292.851, do 6º RI, falecido aos 07/11/44 , em Marano
3º Sargento Alcebiades Sodré, natural do Rio de Janeiro – RJ, 2G 91. 169, do I/1ºROAuR, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo.
Soldado Alcides Maia Rosa, natural de Dores do Campo – MG, 1G 292.411 do 11º RI, falecido aos 12/12/44  Participou da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45; foi encontrado ainda em posição de combate o que leva a crer que lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia.
3º Sargento Alcides de Oliveira, natural de Riberão Preto – SP, do I/1ºROAuR,   falecido aos 06/02/45 em Valdibura – Vítima de acidente de caminhão
Soldado Aldemar Fernandes Ferrugem, natural de Catalão – GO, 1G 109.332 do 6º RI, falecido aos 12/12/44 em Marano.
Soldado Aleixo Herculano Maba, natural de Itajaí – SC 1G 126.414, do 11º RI, falecido aos 12/12/44 em Abetaia- Participou da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45; foi encontrado ainda em posição de combate o que leva a crer que lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia
Soldado Alessio Venturi, natural de Timbó – SC , 2G 129.299, do 11º RI, falecido aos 15/04/45 em Montese.
Soldado Alfredo Estevão da Silva, natural de Joinville SC. 1G 301107 do 11º RI, falecido em 12/04/45 em Masemo – Participava da última patrulha do Sargento Max Wollf Filho. Ao ver que seu comandante cair e ficar imóvel. a uns 20 metros a sua frente, mesmo sob fogo cerrado, virou-se para o Sargento Facion que estava a seu lado e disse: “Acho que Wollf está morto, vou puxar o corpo dele para cá” , E foi, mas a mesma arma que marata Wollf fez o mesmo com ele.
Soldado Alicio Clara Simeão, natural de Aimorés – MG, 4G 106.208, do DP/FEB, falecido aos 14/04/45 em Montese Soldado Almandio Goering, natural de Getúlio Vargas – RS, 3G 86.912, do 6º RI, falecido aos 13/11/44 em Zocca
Soldado Almiro Bernardo, natural de Botucatu – SP, 2G 126.033, do 11º RI, falecidos aos 12/12/44 em Monte Castelo – Participou da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45, foi encontrado ainda em posição de combate o que leva a crer que lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia.
Soldado Altino Martins da Vitoria, natural de Serra – ES, 1G 292.393, do 11º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo
Soldado Álvaro Gomes Santiago Sobrinho, natural do Rio de Janeiro -RJ, 1G 223.374, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo.
2º Tenente Aluízio Farias, natural de São Paulo 1G 185.934, do 11º RI, falecido aos 07/05/45 – Vítima de acidente de veículo quando estava de serviço.
Soldado Amarilho Gonçalves de Queiroz, natural de Leveger – MT, 9G 34.420, do 6º RI, falecido aos 06/11/44 em Marano
2º Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira, Natural de Belo Horizonte,MG, 1G 205.563, do Esquadrão de Reconhecimento, falecido aos 20/11/44 em Gaggio Montano – Na sua primeira missão, o Tenente Amaro e seus comandados foram verificar uma informação dos partiggiani que havia nazistas em determinada casa. A uns 50 metros da referida casa, foram recebidos a tiros. O Tenente ainda tentou desviar – se indo um pouco para a direita, mas foi atingido por uma rajada falecendo no local. Seu nome constou por muito tempo como “desaparecido”, pois o depoimento do Soldado Vicente (seu mensageiro) não foi o suficiente. Só depois de muito tempo, a FEB recebeu a informação que moradores do local haviam enterrado seu corpo atrás de uma casa.
Soldado Amaro Ribeiro Dias, natural de Campos – RJ, 1G 193.775, do 11º RI, falecido aos 12/12/44 em Abetaia.
Soldado Américo Fernandes, natural de Paraopeba – MG , 2G 100.757, do 11º RI, falecido aos 25/02/45 em Monte Castelo. Abatido por tiros inimigos em 25/02/45, tombou mortalmente ferido em Monte Castelo. Sepultado no cemitério de Pistoia e desde 1960 repousa no Monumento aos Pracinhas no Rio de Janeiro.Os pais do pracinha paraopebense recebeu  do Ministro da Guerra a Medalha Cruz de Combate 2º Classe (prata),  Medalha Sangue do Brasil e Medalha de Campanha, por um ação de feito excepcional na campanha da Itália. Em sua homenagem uma praça com seu nome em Paraopeba “Praça Expedicionário Fernandes”.
Soldado Américo Pereira da Rocha, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 304.992, do DP/FEB, falecido aos 20/02/45 em Monte Castelo
Soldado Américo Rodrigues Desambiango, natural de Guararema – SP, 1G 293.754, do 6º RI, falecido aos 13/11/44 em Marano
Soldado Amphilofio Silveira Lessa, natural de Cambuci – RJ, 1G 200.449, do 1º RI, falecido aos 23/03/45 em S. Pelegrino –  Vítima de acidente de veiculo
2º Sargento Ananias Holanda de Oliveira, natural de Pirajuí – SP, 2G 202;978, do 1º RI, falecido aos 22/04/34 em Zocca. – Vitima de campo minado
2º Sargento Andirás Nogueira de Abreu, natural de Agudas – SP, 2G70340, do 6º RI, falecido aos 29/04/45 em Collechio.
Soldado André Ermelindo Ribeiro, natural de Juqueri – MG , 4G 87.924, do 6º RI, falecido aos 07/05/45 em Livorno – Foi vítima de acidente de caminhão quando estava de serviço.
Soldado Anelio da Luz, natural de Cerro Azul – PR, 5G 34.868, do 11º RI, falecido aos 12/12/44 em Abetaia – Participou da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45; foi encontrado ainda em posição de combate o que leva a crer que lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia.
Soldado Anesio Antão Ferreira, natural de Renaso – BA , 1G 22.537 do 1º RI, falecido aos 07/02/45 em Bombiana
Soldado Antenor Costa, natural do Rio de Janeiro – RJ , 1G 115.761 do 1º RI, falecido aos 21/02/45 em Monte Castelo
Soldado Antenor Ghirlanda, natural de São Paulo – SP, 1G 224.900 do 1º RI, falecido aos 21/09/45 em Vic.Nocchi
Soldado Antônio Agostinho, natural de Piranga – MG, 1G 295.128, do 11º RI, falecido aos 30/11/44 em Monte Castelo.
Soldado Antônio Eugenio Vieira, natural de Sumidouro – RJ, 1G 267.156, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo.
Capitão Capelão Antônio Alvares da Silva ( Frei Orlando), natural de Moravânia MG, 1G 297431 do 11º RI, falecido em 20/02/45 em Docce – O jipe que o levava para a frente de combate afim de prestar assistência religiosa à tropa que estava em posição para atacar Monte Castelo ficou atolado em determinado trecho da estrada e uma pedra impedia que o jipe se deslocasse. Foi quando um partigiani tentou afastar essa pedra com o cabo do seu fuzil, a arma disparou e atingiu o capitão no peito, Foi o oficial de maior patente a morrer na campanha.
Cabo Antônio Alves Belmont, natural de Bauru – SP, 9G 32.336, do 6º RI, falecido aos em 24/03/45 em Crossiano – Faleceu em consequência de acidente de veículo.
Soldado Antônio Aparecido, natural de Mococa – SP, 1G 295.734, do 6º RI, falecido aos em 12/08/44 em Tarquinia – Morreu afogado quando se banhava no mar com demais membros da sua companhia.
Soldado Antônio Bento de Abreu, natural de São Bento de Sapucaí – SP, 2G 93.798, do 6º RI, falecido aos 13/04/45 em Montese
Soldado Antônio Cação, natural de, 2G 93.798. do 6º RI, falecido aos 13/04/45 em Montese
Soldado Antônio Caetano de Souza Filho, natural de Buri – SP., 2G 78.406 do 11º RI, falecido aos 27/12/44 em Del Palazzio
Soldado Antônio Carlos Ferreira, natural de Joinville – SC, 2G 126.286, do 11º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese
Soldado Antônio Coelho da Silveira, natural de São João Del Rei – MG, 4G 106.641, do 11º RI, falecido aos 12/12/44 em Bombiana
3º Sargento Antônio Costa Ernesto, natural de Nova Iguaçu – RJ, G do 11ºfalecido aos 23/11/44 em Pistóia
Soldado Antônio Durval de Morais, natural de Nova Friburgo – RJ, 1G 205.351, do 1º Batalhão de Saúde, falecido aos 24/02/45 em Bombiana
Soldado Antônio Farias, natural de João Pessoa – PB, 1G 293.880, do 11º RI, falecido aos 15/04/45 em Montese
Soldado Antônio Martins de Oliveira, natural de Sorocaba – SP, 2G 102.832, do 6º RI, falecido a 01/09/44 em Vada – Faleceu em consequência de afogamento.
Soldado Antônio Mathias de Camargo, natural de Cotia – SP, 1G 292.298, do 6º RI, falecido aos 30/12/44 em Monte Cavaloro
Soldado Antônio Paes Almeida, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 205.211, da 1º Cia M leve, falecido aos 07/01/45 em Pistóia
Soldado Antônio Patrocínio Fernandes, natural de Valença – RJ, 1G 306.629, do DP/FEB, falecido aos (não consta) em Tortona
Cabo Antônio Pinton, natural de Araras -SP, 2G 91.429, do 6º RI, falecido aos 13/12/44 em Marano – Faleceu em consequência de acidente de veículo
Soldado Antônio Romano de Oliveira, natural de Ribeirópolis – SP, 9G 33.71, do 11º RI, falecido aos 13/04/45 em Montese
Soldado Antônio de Souza, natural de Cruz das Almas – BA, 1G 305.105, do DP/FEB, falecido aos 19/05/45 No Rio do Pó – Vítima de afogamento nesse mesmo rio.
Soldado Antônio Vicente de Paula, natural de Piranga – MG, 1G 299.564, do 11º RI, falecido aos 30/03/45 em Iola
3º Sargento Aquino Araújo, natural de Vila Velha – ES, 1G 205.028 do CRP/FEB,falecido aos 08/03/45, em um hospital em Porreta Terme, – Era comandante de grupo de combate. Quando em patrulha na região de Vergato, antes um pouco de atingir seu objetivo, pisou em uma mina e perdeu as duas pernas. Apesar de ser socorrido, dois dias depois falecia.
Soldado Aristides Gouveia, natural de São Paulo – SP, 1G 296.632, do I/1º RAPC , falecido aos 21/04/45 em Guanela
Soldado Aristides José da Silva, natural de Leopoldina – MG, 1G 271.466, do 1ºRI, falecido aos 29/11/45 em Bombiana
Soldado Arlindo Gonçalves dos Santos, natural de Valença – RJ , 1G 196.526, do 1º RI, falecido aos 04/01/45 em Bombiana
Soldado Arlindo Lucio da Silva, natural de São João Del Rei – MG, 1G 290.671, do 11ºRI, falecido aos 14/04/45 em Montese. – Junto com mais dois companheiros , recusaram a se entregarem ao inimigo e continuaram atirando até terminar sua munição e partindo para o corpo a corpo, tornou-se alvo fácil para as metralhadores inimigas. Os alemães não tinham por hábito sepultar os inimigos que tombavam, mas o ato de bravura desse soldado, fez com que ele fosse devidamente sepultado, assim como seu outros dois companheiros, em uma cova rasa ornamentada com uma cruz onde se podia ler: TRES HERÓIS BRASILEIROS.
Soldado Arlindo Sardanha, natural de Ibirama – SC, 1G 126.959. do 11º RI, falecido aos 12/12/44 – Participou da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45; foi encontrado ainda em posição de combate o que leva a crer que lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia. Obs.: Há uma divergência sobre o nome desse soldado. Apesar de na lista oficial aparecer assim, outras fontes mostram seu nome como Lindo Sardagna
Soldado Arnoldo Cândido Raulino, natural de Florianópolis – SC, 1G 294.990, do 6º RI, falecido aos 08/01/45 em Torre de Nerone
Soldado Arthur Lourenço Staerck, natural de Porto Alegre – RS, 3G 88.534, do CRP/DP falecido aos 12/05/45 em Gabba – Vìtima de acidente de veículo.
Soldado Ary de Azevedo, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 272013, do1º RI, falecido aos 12/12/44 em Abetaia – Participou da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45 ainda em posição de combate o que leva a crer que lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia.
2º Sargento Assad Feres, natural de Araraquara – RJ, 1G 259.470, da 1ª Cia de Transmissões, falecido aos 05/11/44 em Valdiburra
Soldado Attilio Piffer, natural de Amparo – SP, 2G 115.408, do 6º RI, falecido aos 21/09/44 em Camaiore.
Soldado Atualpa Pereira Leite Filho, natural do Rio de Janeiro -RJ, 1G 250.286, do 1º RI, falecido aos 28/05/45 em Roma. – Vítima de acidente de caminhão que bateu violentamente em uma árvore.
Soldado Augusto Gonçalves Cardoso, natural de Joinville – SC, 1G 293.288,do 1º Batalhão de Saúde, falecido aos 11/06/45 em Alessandria – Suicidou-se em um bar.
Soldado Aurélio Venancio de Oliveira, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 207.399, do 1º RI, falecido aos 30/11/44 em Bombiana
1º Tenene Aurélio Vieira Sampaio, natural de Sergipe, 1G 207.339 da FAB falecido aos 22/01/45 em Milão. – Após atacar uma locomotiva, ele foi,atingido dentro do cockpit do seu avião.
Soldado Ayres Quaresma, natural de Rio Piracicaba – MG, 4G 106.012 do 1º RI, falecido aos 29/11/44 em monte Castelo.
3º Sargento Ayres da Silva Dias, natural de Barra Mansa – RJ, 1G 226.478 do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo
2º Tenente Ary Rauen, natural de Canoinhas – PR, 5G 29.597, do 11º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese- Durante operação,uma bala passou entre as pernas de um dos seus comandados atingindo sua cabeça a altura um pouco acima do olho direito.
1º Sargento Basileo Nogueira da Costa, natural de Paraibuna -SP, 2G 46.061, do 6º RI, falecido aos 24/04/45 em Tole – Vítima de acidente de carro.
Cabo Basílio Zechin Júnior, natural de Rio Claro – SP, 1G 299.266, do 6º RI, falecido aos 18/02/45 em Porreta Terme
Soldado Belmiro Ferreira da Silva, natural de Augusto Severo – RN, 1G 306.307, do DP/FEB, falecido aos 26/02/45 em Monte Castelo
Cabo Benedito Alves, natural de Tres Corações – MG. 1G 272.094, do Esquadrão de Reconhecimento, falecido aos 17/11/44, em Casa Franco – Acidente com sua metralhadora Thompson durante treinamento.
3º Sargento Benedito Alves dos Santos, natural de Barra Mansa – RJ, 1G 211. 948,do I/1º ROAuR, falecido aos 05/05/45 – Vítima de acidente de automóvel.
Soldado Benedito Eliseu dos Santos, natural de São Luis do Paratinga – SP, 2G 99.872, do 6º RI, falecido aos 29/11/44 em Bombiana
Soldado Benedito Esteves da Silva, natural de Silvânia – GO, 2G 93.207, do 6º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese – Encontrava-se a frente do seu pelotão quando foi atingido por tiros de metralhadora.
3º Sargento Benedito Francisco da Silva, natural de Barra Mansa – RJ, Gdo II/1º ROAuR, falecido aos 05/05/45 em Parma – Vítima de acidente de automóvel.
Soldado Benedito Patrício, natural de Guaratinguetá – SP , 2G 89.206, do 6º RI, falecido aos 26/11/44 em Bombiana
3º Sargento Benevides Valente Monte, natural de Maceio – AL , 7G 27.982, do 1º RI, falecido aos 21/02/45 em Monte Castelo
Cabo Benjamim Pedroso da Silva, natural de Levenger – MT, 1G 305.754, do DP/FEB, falecido aos 24/12/44 em Fucechio
Soldado Benjamim Theotonio de Lima, natural de Cachoeira do Itapemirim – ES, 1G 250.318, do 1º RI, falecido aos 24/02/45 em Monte Castelo
Soldado Benone Falcão de Gouveia, natural de Conceição da Barra – ES, 1G 222.765, do II/1º ROAuR, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo
Soldado Berly Azevedo Vieira, natural de Nilópolis – RJ, 1G 170.393. do I/1ºROAuR, falecido aos 03/03/45 – Vítima de acidente de automóvel.
Soldado Brasílio Pinto de Almeida, natural de Guararema –SP , 2G 99.050, do 11º RI, falecido aos 15/04/45 em Montese
Soldado Bruno Estrifica, natural de Ipiranga – SP, 1G 306.182, do DP/FEB, falecido aos 14/04/45 em Montese
Soldado Bruno Larsen, natural de Porto Alegre – RS, 2G 126.854, do 11º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese.
Soldado Cândido da Luz Paiva, natural de Vassouras –RJ , 1G 163.380, do 1º RI, falecido aos 09/03/45 em Pistoia
Soldado Carlo Bertini, natural de São Paulo – SP, 2G 91458, do 6º RI, falecido aos 27/11/44 em Marano
Soldado Carlos Côco, natural de Além Paraiba – MG, 1G 211.894, do 1º RI, falecido aos 26/02/45 em Abetaia
3º Sargento Carlos Walter Hisserich, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 278.640, do I/1ºROAuR, falecido aos 24/06/45 em Marano – Vítima de acidente de automóvel
Soldado Celio do Nascimento, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 225.640, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo
Soldado Celso Barbosa Lima, natural de Niterói – RJ, 1G 220.827, do I/1ºROAuR falecido aos 14/04/45 em Montese
Soldado Celso dos Santos, natural de Cruz Alta – RS, 1G 107.691, do 6º RI, falecido aos 22/12/44 em Pistóia
Soldado Cesario Aguiar, natural de Monte Mór – SP, 2G 91.212, do 6º RI, falecido aos 01/10/44 em Calavorno
Soldado Claudino Pinheiro, natural de Carasinho – RS, 3G 64.729, do 6º RI, falecido aos 03/11/44 em Marano
Soldado Claudionor Antonio Teles, natural de Sete Lagoas – MG, 1G 217.783, do II/1º ROAuR, falecido aos 15/03/45 em Querciola
Soldado Claudovino Madalena dos Santos, natural de Sete Lagoas -MG, 4G 101781 do 11º RI falecido aos em 15/03/45 em Querciola
3º Sargento Clerio Bertolo, natural de Juiz de Fora – MG, 4G 96.487, do 11º RI, falecido aos 12/04/45 em Montese – O Sargento foi incumbido de levar para a retaguarda alguns prisioneiros feitos durante uma abordagem feita pela sua companhia. Ele e mais dois soldados puseram-se em marcha fazendo a escolta dos prisioneiros, porém, um deles pisou em uma mina ainda ativada, matando o sargento na hora e ferindo mais de vinte homens incluindo os prisioneiros.
Soldado Clíto Antônio de Araújo, natural de Jaguna SC, 1G 295.732, do 6ºRI, falecido aos 13/02/45 em Marano
Soldado Clóvis da Cunha País de Castro, natural de Açaré – CE, 1G 280.825, do 1º RI, falecido aos 24/01/45 em Bombiana
Soldado Clovis Rosa da Silva, natural de São Paulo – SP, G do Pelotão de Polícia, falecido aos 10/01/45 em Ponte Venturini
Cabo Clower Bastos Côrtes, natural de Além Paraiba – MG, 1G 291.803, do 11º RI, falecido aos 30/05/45 em Gênova – Faleceu em consequência de acidente de veículo.
Soldado Constantino Maroqui, natural de Campo Largo – PR, 1G 290.451, do 6º RI, falecido aos 21/09/44 em Vic Santini – Um morteiro explodiu bem perto dele causando-lhe morte instantânea
Cosme Fontes Lira, natural de São Miguel – RN, 1G 307.161, do DP/FEB, falecido aos 23/04/45 no 15th Evac. Hospital
Soldado Cosme Henrique dos Santos, natural de Entre Rios – BA, 2G 127.763,do falecido aos 12/12/45 em Monte Castelo
Soldado Cristino Clemente da Silva, natural de Tijucas – SC, 1G 298.646, do 1º RI, falecido em 12/12/45 em Monte Castelo – Participou da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45, ainda em posição de combate o que leva a crer que lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia.
Soldado Cristovan Moraes Garcia, natural de São Paulo – SP, 1G 290, 086, do 6º RI, falecido aos 15/11/44 em Marano
3º Sargento Cybber Porto de Mendonça, natural de São Gonçalo –RJ , 1G  184.427 do 1º RI, falecido aos 30/11/44 em Bombiana
Soldado Damazio Rodrigues Gomes, natural de São Paulo – SP , 1G 211.888 do 1º RI, falecido aos 29/11/44 em Porreta Terme
Soldado Daniel Rodrigues dos Santos, natural de Cruz Alta – RS,3G 75.539, do CRP/FEB falecido aos 19/05/45 no 16th Hospital – Em consequência de doença
Soldado Deniz Pinto de Matos, natural de Cuiabá – MT, 1G 293.635, do 11º RI, falecido aos 05/03/45 em Mozano.
3º Sargento Dermeval de Souza Gil, natural de Niterói – RJ, 1G 220.913, do 1º RI, falecido aos 16/05/45 – Morreu afogado
Soldado Diogo Garcia Martins, natural de Penápolis – SP, 1G 298.189, do 1º RI, falecido aos 12/12/45 em Monte Castelo
Soldado Dionízio Ribeiro Chagas, natural de São Raimundo Nonato – PI, 6G 24.374. do 1º RI, falecido aos 29/11/44 em Monte Castelo
Soldado Dionízio Lorenzi, natural de Rodeio – SC, 2G 115.896,do I/2ºROAuR, falecido aos 20/12/44 em Nápoles – Em consequência de doença
Soldado Dirceu de Almeida, natural de Cerqueira Cesar – SP , 4G 99.962, do 6º RI, falecido aos 20/12/44 em Porreta Terme – Acidente de caminhão
Soldado Djalma Corrêa, natural de Eugenópolis – MG, 1G ( ???) do 6º RI falecido aos 24/01/45 em Africo
Soldado Donato Ribeiro, natural de Niteroi – RJ, 1G 271.823, do DP/FEB, falecido aos 01/04/45 em Iola
Soldado Durvalino do Espírito Santo, natural de São Fidélis – RJ 1G 207.887, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Abetaia – Participou da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45, ainda em posição de combate o que leva a crer que lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia.
3º Sargento Edesio Afonso de Carvalho, natural de Souza – PB, 1G 299.115, do 1º RI, falecido 24/02/45 aos em Abetaia
3º Sargento Edgard Lourenço Pinto natural de Andaraí – BA, 1G 188.034 do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo – Seu grupo de combate ficou detido quando tentavam atacar uma casa onde havia uma metralhadora alemã. Numa das tentativas ele foi atingido por um tiro mortal no peito
Soldado Edmundo Arrabar, natural de Porto União – SC , 1G 305.748, do DP/FEB, falecido aos 18/05/45 em Colecchio – Acidente de caminhão
3º Sargento Edson Salles de Oliveira, natural de União – CE, 1G 298.683, do 1º RI, falecido aos 14/04/45 em Zocca. Estava na hora da patrulha dele sair, mas ele não estava presente. Estava prestes a ser substituído por outro sargento, mas chegou a tempo de comandar a patrulha. A 60 metros da posição de deveriam reconhecer, foi atingido por tiros de metralhadora.
Soldado Eduardo Gomes dos Santos, natural de Rio Largo – AL, 1G 305.629, do DP/FEB, falecido aos 14/04/45 em Montese – Quando em socorro de elementos do pelotão do Tenente Ary Rauen que sofreu muitas baixas estavam detidos em um campo minado, foi alvejado por estilhaços de granada vindo a falecer minutos depois.
Soldado Eiduarte da Silva Pontes , natural de São Fidelis – RJ , 1G 222.609, do 1º RI, falecido aos 12/12/45 em Bombiana
Soldado Eleaquim Batista, natural de Nova Iguaçu – RJ,1G 227.899, do 1º RI, falecido aos 12/12/45 em Monte Castelo
Soldado Elias Vitorino de Souza, natural de Piranga – MG, 1G 293;890, do 11º RI, falecido aos 12/02/45 em Gama;
Soldado Elidio Machado Martins, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G207.989, do 1º RI, falecido aos 19/02/45 em Crocioli
Soldado Elidio Rodrigues Pinto, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 256.692, do falecido aos 22/02/45 em Monte Castelo
Soldado Elizeu José Hipolito, natural de São João do Triunfo – PR , 2G 129.049, do 11º RI, falecido aos 24/02/45 em Bombiana
Cabo Elizeu Pinhal, natural de Caçapava – SP, 1G ( não consta) do 6º RI, falecido aos 19/10/44 em Barga – Vítima de acidente
Soldado Elizio da Rocha Passos, natural de Salvador – BA , 2G 127.838, do 11º RI, falecido aos 21/04/45 em Montese
Cabo Epitácio de Souza Lucena, natural de LImoeira – PE, 1G 289.102, do 1º RI, falecido aos 12/12/45 em Monte Castelo.
Soldado Erminio Cardoso, natural de São Jose Dops Pinhais – PR, 1G 305.502, do DP/FEB, falecido aos 16/03/45 em Monte Belvedere.
2º Tenente Ernani Marones de Gusmão, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 185.772, do CPR/FEB, falecido a 01/09/45 no 300th hospital – Vìtima de acidente com arma de fogo.
Soldado Ernesto Gonçalves, natural de Paranaguá – PR, 1G ( não consta) do 6º RI, falecido aos 11/09/45 em Camaiore de acidente com mina.
Soldado Ernezito José das Chagas, natural de Campos – RJ , 1G 220. 501, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo.
Soldado Estanislau Wojcik, natural de Araucária – PR, 5G 128.021, do 11º RI, falecido aos 31/10/45 em Gaggio Montano.
3º Sargento Euber Queiroz Júnior, natural de Minas Gerais , 4G 70.922, do CPR/FEB, falecido aos 14/04/45 em Montese.
Soldado Eugenio Alves da Silva, natural de Conselheiro Lafaiete – MG, 2G 126.827, do 11º RI, falecido aos 02/12/44 em Bombiana
3º Sargento Eugenio Martins Pereira, natural de Conselhiero Lafaiete, MG, 4G 86.416, do 6º RI, falecido aos 24/02/45 em Monte Castelo.
Soldado Eurides Fernandes do Nascimento, natural de Guatigera – PR, 1G, 289.976,do 6 º, falecido aos 09/11/44 em Marano.
Soldado Euripedes Rodrigues de Lima, natural de Igarapava – SP, 2G 93.148, do 6º RI, falecido aos 11/12/44 em Porreta Terma
Cabo Eutropio Wilhelm de Freitas, natural de Recife – PE, 1G 306.570, do DP/FEB, falecido aos 13/03/45 em Iola.
Soldado Evilásio Rocha de Assis, natural de Santo Amaro – BA, 2G 127.830, do 11º RI, falecido aos 21/12/44 em Monte Castelo.
2º Sargento Sargento Fabio Pavani, natural de Capivari – SP, 1G 299.742 da 1ª Bia AD/1 falecido aos 08/05/45 NA Estrada Voghera – Broni – Vítima de acidente de veículo.
Soldado Felicio Tomazini, natural de Tombó –SC, 2G 147.027, do 11º RI, falecido aos 21/04/45 em Montese.
Soldado Felisbino dos Santos, natural de Conselheiro Lafaite – MG, 1G 293.666, do 11º RI, falecido aos 12/02/45 em Gabba
3º Sargento Felix Marqueti, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 196.542, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo.
2º Sargento Fernando Fontes, natural de Petrópolis – RJ , 1G 306.905, do DP/FEB, falecido aos 16/02/45 em Abetaia. Seu grupo de combate comandado pelo Tenente Bruno Vollmer, foram verificar uma das casas existentes na Região. O Tenente e os soldados Couto, Jose da Paz  e Vivaldo foram até o segundo andar  e nada charam. O sargento Othon entrou pela porta dos fundos( havia armadilhas) e isso causou uma grande explosão fazendo com que parte  da casa desabasse e que os escombros ferissem gravemente o sargento Fontes nas pernas fazendo com ele não resistisse. Sua últimas palavras antes de morrer: “mamãe!”
Cabo Fleury Silva, natural de Valença – RJ, 1G 261.795, do 1º RI, falecido aos 22/11/44 em Palazzo.
Soldado Francisco de Almeida, natural de Juiz de Fora – MG, 1G 294.400, do 11º RI,  falecido aos 16/02/45 em Abetaia – Seu grupo de combate comandado pelo Tenente Bruno Vollmer, foram verificar uma das casas existentes na Região. O Tenente e os soldados Couto, Jose da Paz  e Vivaldo foram até o segundo andar  e nada acharam. O sargento Othon entrou pela porta dos fundos( havia armadilhas) e isso causou uma grande explosão fazendo com que parte  da casa desabasse matando o soldado.
Soldado Francisco Alves de Azevedo, natural d Rio de Janeiro – RJ, 1G 157.972, do QG/1ª DIE, falecido aos 28/05/45 em Alessandria – Foi assassinado em um café durante conflito entre militares.
Soldado Francisco Alves de Oliveira, natural de Antonina – PR, 1G 157.972, do DP/FEB, falecido aos 02/03/45 em Abetaia
Soldado Francisco Antônio Valter Savastana, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 226.829, do 1º RI, falecido aos 26/02/45 em Abetaia
Soldado Francisco Batista Rios, natural de Juiz de Fora – MG,, 4G 66.610do 11º, falecido aos 31/12/45 em Monte Belvefere.
3º Sargento Francisco de Castro, natural de São Benedito – CE, 1G 183.741, do 1º RI, falecido aos 22/04/45 em Zocca
Soldado Francisco Dias, natural d Rio de Janeiro – RJ, 1G 269.709, do 1º RI, falecido aos 23/11/44 em Granaglione
2º Sargento Francisco Firmino Pinho, natural de Quixeramibim – CE, 1G 116.643 do falecido aos 11/11/44 em Valdibura – Vìtima de acidente de carro
Soldado Francisco Ferreira Malafaia, natural de Casemiro de Abreu -RJ,1G 218.990, do 1º RI, falecido aos 30/10/44 em Bombiana
Soldado Francisco Franco, natural de Guararema – SP, 2G 122.221, do 6º RI, falecido aos 23/01/45 em Valdibura
Soldado Francisco Gomes de Souza, natural de Guaraira – SP , 2G 936.630, do 6º RI, falecido aos 22/12/44 em Soprassasso
Sub Tenente Francisco Hierro, natural de São Paulo – SP, 5G 434, do DP/FEB, falecido aos 13/01/45 em Porreta Terme – Vítima de desabamento de um prédio.
Soldado Francisco José de Souza, natural de Cabo Frio – RJ , 1G 229.325, do 1º RI, falecido aos 26/11/44 em Monte Castelo.
3º Sargento Francisco Luiz Roberto Boening, natural de Petrópolis – RJ, 1G 306.987, do 11º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese
Soldado Francisco Martins Theotonio, natural do Rio de Janeiro – RJ , 1G 235.973, do I/1º ROAuR, falecido aos 25/03/45 em Monte Castelo
Aspirante a Oficial Francisco Mega, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 224975, falecido a 14/04/45 em Montese – Na tomada dessa cidade, foi ferido gravemente por tiros. Ao verem que seu comandante estava ferido, os comandados se acercaram dele na tentativa de prestar algum auxílio. Foram estas as últimas palavras do herói: “O que estão fazendo aqui? Querem se vingar por mim? Então vão lá e matem o comandante deles! E poucos minutos depois, falecia.”
3º sargento Francisco de Paula Lopes, natural de Ouro Preto –MG, 4G 84211 do 11º RI, falecido a 29/11/44 em Bombiana – Logo após a partida da sua companhia para a frente de combate, tombou vítima da artilharia alemã antes mesmo de tomar posição de defesa.
Soldado Francisco de Paula Moura Neto, natural de Rio Parnaíba – MG, 4G 68.607, do 1º RI, falecido aos 30/11/44 em Monte Castelo.
Soldado Francisco Pereira dos Santos, natural de Catantuva – PR , 1G 298.687,do 1º RI, falecido aos 13/12/44 em Valdibura
Soldado Francisco dos Santos Filho, natural de Salvador – BA,, 1G 298.318, do 1º RI, falecido aos 29/11/44 em Bombiana
Soldado Francisco Tamborim, natural de Cravinhos – SP, 2G 116.636, do 6º RI, falecido aos 24/01/45 em Monte Castelo – Ferido gravemente em ação de patrulha, continuou lutando mesmo cercado pelo inimigo, até ser atingido de novo.
Soldado Francisco Vitorino, natural de Campinas – SP, 2G 116.463, do 6º RI, falecido aos 27/11/44 em Nápoles – De morte natural
Soldado Frederico Antônio Bressan, natural de São João Nepomuceno – MG, 1G 293.705, do 11º RI, falecido aos 16/04/45 em Montese.
Aspirante a Oficial Frederico Gustavo dos Santos, natural de Salvador –BA, da FAB, falecidos aos 13/04/45 em Casarsa – Ao atacar um depósito de munição, voava muito baixo. A explosão causada pela munição atingida, fez com que uma bola fogo envolvesse seu avião fazendo com ele perdesse o controle do mesmo.Ainda conseguiu saltar do avião, mas como estava muito baixo, provavelmente morreu na queda.
Cabo Fredolino Chimango, natural de Passo Fundo – RS, 1G 293.658, do 11º RI, falecido provavelmente aos 16/04/45 na região de Montese – Este combatente é considerado ainda desaparecido pelos dados estatísticos da Campanha da Itália, porém, uma ossada encontrada em 1967 em Montese e sepultada no cemitério de Pistoia; suspeita-se que sejam os restos mortais do cabo. A família até hoje luta para que essa suspeita seja confirmada.
Cabo Gastão Gama, natural de Santo Antônio de Pádua – RJ, 1G 224.198, do 1º RI, falecido aos 29/11/45 em Monte Castelo
Soldado Genesio Valentim Corrêa, natural de Piquete – SP, 2G 128.768 do 11º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo.
Soldado Gentil Guimarães de Oliveira, natural do Espirito Santo, 1G 306.723, do DP/FEB, falecido aos 05/06/45 na Zona de Operações – Acidente de carro.
Soldado Geraldo Augusto dos Santos, natural de Caçapava – SP, 2G84.636, do 6º RI, falecido aos 21/01/45 no 16th Hospital.
Soldado Geraldo Baeta da Cruz , natural de João Ribeiro – MG, 1G 295.850, do 11º RI, falecido aos 14/04 em Montese. – Junto com mais dois companheiros, recusou a se entregar ao inimigo e continuou atirando até terminar sua munição e partindo para o corpo a corpo, tornou-se alvo fácil para as metralhadores inimigas. Os alemães não tinham por hábito sepultar os inimigos que tombavam, mas o ato de bravura desse soldado, fez com que ele fosse devidamente sepultado, assim como seu outros dois companheiros, em uma cova rasa ornamentada com uma cruz onde se podia ler: TRÊS HERÓIS BRASILEROS.
2º Sargento Geraldo Berti, natural de Caçapava – SP, 2G 89,357, do 6º RI, falecido aos 02/11/44 em Barga
Cabo Geraldo Elias, natural de Ponte Nova – MG , 1G 292.249, do 11º RI, falecido aos 15/12/44 em Valdibura.
Soldado Geraldo Martins Santana, natural de Montes Claros – MG, 1G 295.505, do 11º RI, falecido aos 09/11/44 em Vale do Reno.
Soldado Geraldo Ribeiro de Rezende, natural de Santo Antônio do Monte – MG, 1G 295.401,do 11º RI, falecido aos 16/02/45 em Abetaia. –Seu grupo de combate comandado pelo Tenente Bruno Vollmer, foram verificar uma das casas existentes na Região. O Tenente e os soldados Couto, Jose da Paz  e Vivaldo foram até o segundo andar  e nada charam. O sargento Othon entrou pela porta dos fundos (havia armadilhas) e isso causou uma grande explosão fazendo com que parte da casa desabasse matando o soldado.
Soldado Geraldo Rodrigues de Souza, natural de Rio Preto – MG, 4G 88714, do 11º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese Junto com mais dois companheiros , recusou a se entregar ao inimigo e continuou atirando até terminar sua munição e partindo para o corpo a corpo, tornou-se alvo fácil para as metralhadores inimigas. Os alemães não tinham por hábito sepultar os inimigos que tombavam, mas o ato de bravura desse soldado, fez com que ele fosse devidamente sepultado, assim como seu outros dois companheiros, em uma cova rasa ornamentada com uma cruz onde se podia ler: TRES HERÓIS BRASILEROS.
Soldado Geraldo Rosa, natural de São Paulo – SP, 1G 290.306, do 6º RI, falecido aos 20/05/45 em Marano – Acidente de carro
3º Sargento Geraldo Sant’Ana, natural de Piranga – MG, 1G 297.915, da 1ªCia, de Transmissões, falecido aos 02/03/45 em Porreta Terme
Soldado Gerhardt Holtz, natural de Joinvile – SC, 1G 299410 do 11º RI, falecido a 05/04/45 em Malandrone – Recolhia minas que foram desativadas pelo seu pelotão quando sem que ninguém soubesse como, o caminhão de transporte explodiu, matando não só a ele , mas também mais 4 soldados.
Soldado Gildo dos Santos Pereira Lira, natural do Rio de Janeiro, 1G 265.949, do 1º RI, falecido aos 29/11/44 em Bombiana.
2º Tenente Godofredo de Cerqueira Leite, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 175.687, do 1º RI, falecido aos 24/02/45 em Monte Castelo – Há muito já vinha doente, mas recusava-se a deixar o comando da sua companhia e assim permaneceu a frente de seus comandados durante toda a batalha de Monte Castelo, mas durante a fase de ocupação e reorganização da tropa, um obus inimigo atingiu seu abrigo, vitimando-o.
Cabo Gonçalo de Paiva Gomes, natural de Iguaçu – PE, 1G 194.939, do 1º Batalhão de Saúde, falecido aos 04/06/45 em Caserta
Soldado Gregório Vilalva, natural de Aquidauana – MT, 1G 298.526, do 1º RI, falecido aos 22/11/44 em Palazzo
Soldado Gumercindo da Silva, natural de Rio Negro – PR , 1G 126.722, do 11ºRI, falecido aos 18/02/45 em Palazzo.
Soldado Hamilton da Silva Costas, natural de Mogi das Cruzes – SP, 1G290.065, do 6º RI, falecido aos 03/11/44 em Zona de Operações
Cabo Harry Hadlick, natural de Jaraguá do Sul – SC , 1G 226.869, do 9º BE, falecido aos 02/06 /45 em Zona de Operações – Vìtima de explosão de uma granada quando estava fora de serviço.
Cabo Hélio Thomaz, natural de Juiz de Fora – MG, 4G 96.419, do 11 º, falecido aos30/11 /44 em Monte Castelo
Soldado Hercilio Gonçalves, natural de Indaial –SC , 2G 126.824, do 11 º RI, falecido aos 29/11/44 em Monte Castelo.
Soldado Hereny da Costa, natural de Belo Horizonte – MG, 1G 291.908 do 11º RI, falecido aos 12/12/44 em Abetaia. Participou da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45; ainda em posição de combate o que leva a crer que lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia.
Cabo Herminio Antonio da Silva, natural de Catende – PE, 1G 298.003, do 1º RI, falecido aos 29/11/44 em Monte Castelo.
2º Sargento Herminio Aurelio Sampaio, natural de Cratéus – CE, 1G 85.695, do 1º RI, falecido aos 12/12 /44 em Monte Castelo
Soldado Hilario Decimo Zanesco, natural de Amparo – SP, 1G 290.156, do 6º, falecido aos 28/04/45 em Collechio – Uma peça da artilharia inimiga explodiu perto do jipe que ele estava, matando-o na hora e ferindo gravemente o seu capitão.
Soldado Hileno Ramos Marinho, natural de Araruama – RJ, 1G 285.720, do 1º RI, falecido aos 20/05/45 – Faleceu quando manuseava uma granada de mão fora de serviço.
Cabo Honorio Corrêa de Oliveira Filho, natural de Recife – PE, 1G 298.025, do 1º RI, falecido aos 05/01/45 em – Em missão de reconhecimento, deixou para trás seus comandados resolvendo verificar sozinho o terreno, acabou pisando em uma das minas.
Soldado Hortêncio da Rosa, natural de Cangaçu – RS, 1G 316.461, do CPR/FEB, falecido aos 22/04/45 em Zocca
Soldado Hugo Gonçalves, natural de Rio Brilhante – MT, 9G 36.641, do 11º RI, falecido aos 20/12/44 em Casa Marcondes
Soldado Humberto Alves Nogueira, natural de Feira da Santana – BA, 2G,127.251, do 11º RI, falecido aos  12/12/44 em Monte Castelo – Sua unidade não conseguiu manter a posição conquistada devido ao poderio de fogo inimigo e teve que recuar de forma meio desordenada deixndo muita baixas , entre elas , o soldado Humberto , atingido por tiros de metralhadora.
Soldado Hyvio Domenico Naliato, natural de Petróplolis – RJ, 1G 252.799, do 1º RI, falecido aos 22/04/45 em Monte Castelo.
Soldado Ignacio Gomes, natural de Campos- RJ, 1G 274.438, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo.
Soldado Irací Luquinha, natural de Aranagua – SC, 2G 127.127, do 11º RI, falecido aos 12/12/44 em Abetaia. Participou da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45; ainda em posição de combate o que leva a crer que lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia.
3º Sargento Isanor Furquim de Campos, natural de São Paulo – SP, 1G 301.922, do 11º RI, falecido aos 17/11/44 em Pisa – Faleceu em consequência de acidente de caminhão
Soldado Ivo Robach de Oliveira, natural de Santa Maria – RS, 1G 226.280, do 11º RI, falecido aos 23/08/45 – Faleceu em consequência de acidente de carro.
Soldado Izidro Matoso, natural de Canguçu – RS, 2G 116.393, do CRP/FEB ,falecido aos 15/04/45 em Montese
Soldado Jacinto Lucas da Costa, natural de Miracema – RJ, 1G 222.061, do 1º, falecido aos 21/02/45 em Monte Castelo
Soldado Jair da Silva Tavares, natural de Rio Novo –MG, 1G 307289, do Deposito de Pessoal, falecido a 05/04/45 – Recolhia minas que foram desativadas pelo seu pelotão quando sem que ninguém soubesse como, o caminhão de transporte explodiu. Matando não só a ele , mas também a mais 4 soldados
Soldado Jamil Dagli, natural de São Paulo – SP, 2G 128.788, do 11º RI, falecido aos 28/03/45 em Iola
Soldado Jesuino Ventura, natural de Campos – RJ, 1G 228.367, do 1º RI, falecido aos 30/11/44 em Bombiana
Soldado João Alberto Alves, natural de Uruguaiana –RS. 1G 292258 do 11º RI, falecido a 05/04/45 – Recolhia minas que foram desativadas pelo seu pelotão quando sem que ninguém soubesse como, o caminhão de transporte explodiu. Matando não só a ele , mas também a mais 4 soldados
Soldado João Américo da Silva, natural de Jacareí – SP, 1G 292.233, do 1º RI, falecido aos 29/11/44 em Monte Castelo
Soldado João Batista dos Reis, natural de Itaguara -MG, 1G 294.202, do 11º RI, falecido aos 29/11/44 em Bombiana
Soldado João Batista Rotelo, natural de Belo Vale – MG , 4G 96.196, do11º, falecido aos 16/01/45 em Sila
Soldado João Espinard, natural de Alegrete – RS, 3G 91.333, do 11º RI, falecido aos 10/12/44 em Sila
Soldado João Fagundes Machado, natural de São José dos Pinhais – PR, 1G 290.064, do 6º RI, falecido aos 17/11/45 em Marano
Soldado João Ferreira da Silva, natural de Estância – SE, 1G 298.770, do 1º RI, falecido aos 29/11/44 em Monte Castelo –  “ Conquistador solitário”, assim ficou conhecido esse soldado. Foi morto pelas balas inimigas, já no cume do Monte, Não se sabe se ele ignorou ou não entendeu as ordens de retirada. Foi encontrado abraçado ao seu fuzil indicando que rastejava até tentar chegar ao objetivo
Soldado João Florindo Zanetti,1G 295.531, do 11º RI, falecido aos 30/03/45 em Iola.
3º Sargento João Gonçalves dos Santos, natural de Uberaba – MG, 1G 317.637, do CRP/FEB, falecido aos 16/04/45 em Montese
Soldado João Inácio Nascimento, natural de Cárceres – MT, 9G 37.338, do 6º RI, falecido aos 26/11/44 em Bombiana
3º Sargento João Lopes de Assunção, natural de Viçosa – MG, 2G 107.365, do 6º RI, falecido aos 16/04/45 em Montese
3º Sargento João Lopes Filho, natural de Cruzeiro – SP, 4G 80.262, do CRP/FEB, falecido aos 19/04/45 em Montese
Soldado João Mancias Alves, natural de São Borja – RS, 1G 289.217, da Cia/QG/1ª DIE, falecido aos 15/01/45 em Valdibura
Soldado João Maria Batista, natural de Guarapuava – , 5G 23.672, do 6º RI, falecido aos 18/02/45 em Monte Belvedere – Atingido pela artilharia inimiga quando saiu do seu abrigo para tentar reestabelecer contato com o comando do seu pelotão, mesmo ferido no abdomem voltou dando prosseguimento a sua missão. Faleceu logo depois.
Soldado João Maria Silveira Marques, natural de Caiuás – MT, 1G ( não consta), do 6º RI, falecido aos 26/11/44 em Porreta Terme
1º Tenente João Maurício de Campos Medeiros, natural de, 1G ( não consta), da FAB, falecido aos 02/0/45 em Alesandria – Ao saltar de paraquedas após ter seu avião abatido, bateu em um fio de alta tensão causando-lhe a morte.
Cabo João Monteiro da Rocha, natural da Paraíba, 1G 313.193, do CRP/FEB, falecido aos 14/04/45 em Montese – Os membros do seu grupo de combate passaram normalmente com suas peças de artilharia por determinado local. O Cabo era o último da fila e pisou em uma mina.
Soldado João Moreira, natural de Belo Horizonte – MG, 1G 305.333, do DP/FEB, falecido aos 22/02/44 em Monte Castelo.
Soldado João Moreira Alberto, natural de Tupanciretâ – RS, 1G 125.123, do 6º, falecido aos 25/11/44 em Bombiana
Soldado João Nunes, natural do Rio de Janeiro – RJ , 1G 289.506, do 1º RI, falecido aos 29/11/45 em Monte Castelo
Soldado João de Oliveira Carmo, natural de Castro – RJ, 1G 304.836, do DP/FEB, falecido aos 20/02/45 em Monte Castelo
Soldado João Peçanha de Carvalho, natural de Campos – RJ, 1G 286.877, do 1º RI, falecido aos 12/12/45 em Monte Castelo
Soldado João Pereira da Silva, natural de São Paulo – SP, 1G 289.949, do 6º RI, falecido aos 06/03/45 em Monte Cavaloro
Cabo João Protzek, natural de ( Não consta), 2G 128.943, do 11º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese
Soldado João Rechocoski, natural de Canoinhas – SC, 2G 126.569, do 11º RI, falecido aos 10/12/44 em Montese
Soldado João Rodrigues, natural de Parnaiba -SP, 2G 279.941, do 1º RI, falecido aos 12/12/45 em Monte Castelo
Soldado João Rodrigues Franco, natural de Macaé – RJ, 1G 219.097, do 1º RI, falecido aos 18/04/45 em Betolina
3º sargento João Soares de Faria, natural de Lorena -SP, 2G 94.187, do 11º RI, falecido aos 29/11/44 em Abetaia.
Soldado João Soares Pimentel, natural de Itapéruna – RJ, 1G (não consta), do 11º RI, falecido aos 27/02/45 em Valdibura
Soldado João Zapela, natural de Jaraguá do Sul – SC, 2G 126.726, do 11º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese
Soldado Joaquim Antônio de Oliveira, natural de Itapetininga – SP, 1G 298.509, do 1º RI, falecido aos 29/11/45 em Monte Castelo
Soldado Joaquim Onilio Borges, natural de Lavras – MG, 4G 75.721, do 11º RI, falecido aos 15/04/45 em Montese
Soldado Joaquim Pires Lobo, natural de Resende – RJ, 1G 296.375, do 9º BE, falecido aos 21/02/45 em Porreta Terme
Cabo Joaquim Severino, natural de Caxambu – RS ,4G 75721, do 11º RI, falecido a 22/01/45 – Estava ao lado do Sargento Francisco Albino Moreira a espera do término de um bombardeio inimigo na região para que atravessassem um ponte para pegarem o rancho. O Cabo acabara de perder sua mãe aqui no Brasil e andava meio chateado e não seguiu o sargento quando este resolveu atravessar a referida ponte após certa calmaria. Não tardou muito um morteiro caiu perto do cabo primeiramente ferindo-o gravemente depois sua morte no posto de atendimento médico.
Soldado Joaquim Xavier de Lira, natural de Recife – PE, 1G 9 não consta), do11º RI, falecido aos 15/02/45 no 7th hospital em Livorno
1º Tenente John Richard Cordeiro e Silva, natural do Rio de Janeiro,RJ, da FAB, falecido aos 06/11/44 na Região de Bolonha. – Atingido pela artilharia inimiga, não conseguiu saltar de paraquedas devido á pouca altitude que se encontrava. Era sua primeira missão
Soldado Jorge Alvarenga da Silva, natural de Candeias – MG, 1G (não consta), do 11º RI, falecido aos 14/04/45 em Bichocci
Soldado Jorge da Costa Lima, natural de Aracaju – SE, 1G 237.545, do 1ºRI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo
Cabo Jorge Martinho Prado, natural do Rio de Janeiro – RJ , 1G 234.373, do 1º, falecido aos 09/12/44 em Bombiana
3º sargento Jorge Monçores, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 206.922, do 1º RI, falecido aos 23/11/44 em Monte Castelo
Soldado José Alexandre Machado, natural de Itaperuna – RJ, 1G 228.479, do 1º RI, falecido aos 21/02/45 em Monte Castelo.
Soldado José Alves de Abreu, natural de Caçapava – SP, 1G 116.796, do 6º RI, falecido aos 04/03/45 em Precária
Soldado José Amaro de Souza Peçanha, natural de Campos – RJ, 1G 228.001, do 1º, falecido aos 21/01/45 no 32th hospital
Soldado José de Andrade, natural de Ponte Nova – MG, 1G 124.823, do 6º RI, falecido aos 16/12/44 em Torre de Nerone.
Soldado José Antônio Moreira, natural de Taubaté – SP, 2G 92.110, do 6º RI, falecido aos 25/10/44 em Zocca.
Soldado José Antônio dos Santos, natural de Ribeirão Vermelho – MG, 1G 294.466, do 11º RI, falecido aos 25/02/45 em Pistóia.
Soldado José de Araújo, natural de Santo Antônio de Pádua – RJ , 1G 227.183, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 /45 em Abetaia. Participou da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45; ainda em posição de combate o que leva a crer que lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia.
Soldado José de Assunção dos Anjos, natural de Diamantina – MG, 1G 291.797., do 11º RI, falecido aos 21/04/45 em Montese
Soldado José Baldino, natural de Ubá – MG, 1G 293.677, do 11º RI, falecido aos 20/11/44 em Monte Castelo
2º Tenente José Belfort de Arantes Filho, natural de Pequeri – MG, 1G 169.219,do 11º RI, falecido aos 06/02/45 em Gabba – Deixou seus em homens em posição e foi ele próprio verificar o terreno a volta e foi vitima de umas das minas que havia no local
Soldado José Bravos, natural de Campos – RJ , 1G 306248, do DP/FEB, falecido aos 30/03/45 em Iola.
3º Sargento José Carlos da Silva, natural de Ubá – MG, 1G 196.049, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo
2º Sargento Jose da Costa Valério, natural de Pitangui – MG , 1G 43.243, do 1º RI. falecido aos 29/11/44 em Monte Castelo.
Soldado José Custodio Sampaio, natural de Caucaia – CE, 1G 125.675, do 1º RI, falecido aos 22/05/45 em Parola – Morto em acidente
Soldado José Domingues Pereira, natural de Campo Largo – PR, 1G 298.696, do 1º RI, falecido aos 29/03/45 em Bela Vista
Soldado José Fernandes, natural de Pindamonhagaba – SP, 1G 124.941, do 11º RI, falecido aos 29/03/45 em Iola
Soldado José Fernandes da Silva, natural de , 2G 103.974, do 6º RI, falecido aos 29/04/45 em Collechio
Soldado José Ferreira, natural do Rio de Janeiro – RJ , 1G 169.219, da Cia do QG, falecido aos 05/04/45 em Malondrona – Recolhia minas que foram desativadas pelo seu pelotão quando sem que ninguém soubesse como, o caminhão de transporte explodiu. Matando não só a ele, mas também a mais 4 soldados
Soldado José Francisco de Souza, natural de Lusiânia – GO, 1G 298.519, do 1º RI, falecido aos 30/11/44 em Bombiana
Soldado José Leite Furtado, natural de Barbacena – MG, 1G 291.918, do 11º RI, falecido aos 12/04/45 em Montese
Soldado José Garcia Lopes Filho, natural de São João Nepomuceno – MG, 1G ( não consta), do 9º BE, falecido aos 17/12/45 em Craciale
Soldado José Gomes, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 307.327, do 1º RI, falecido aos 18/05/45 em San Lázaro – Atropelado por uma ambulância.
Soldado José Gomes de Barros, natural de Recife – PE, 8G 27.199, do 1º RI, falecido aos 12/01/45 em Monte Del’oro
Cabo José Graciliano Carneiro da Silva, natural de Recife – PE, 7G 27.005, do 1º RI, falecido aos 24/01/45 em Bombiana
Soldado José Guilherme da Silva, natural de Maceió – AL, 7G 43.472, do CPR/FEB, falecido aos 16/04/45 em Pistóia. Morto durante treinamento no Depósito de Pessoal da FEB, quando uma granada explodiu matando-o e ferindo outros soldados.
Soldado José Higaskino, natural de Iguapé – SP, 2G 129.158, do 1º Btl. de Saúde, falecido aos 03/12/45 em  Monte Castelo –  Atingido por estilhaços de granada quando atendendia feridos na batalha.
Soldado José Januario da Costa, natural de Santos Dumont – MG, G, do 9º BE, falecido aos 26/11/44 em Bombiana
2º Tenente José Jerônimo de Mesquita, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 255.304, do 6º, falecido aos 02/11/44 na região de Monte Castelo
Soldado José Leite da Silva, natural de São José dos Campos – SP, 1G 293.553, do 6º RI, falecido aos 30/12/45 em Monte Castelo
Soldado José Lima, natural de Rio Azul – PR, 2G 129.236, do 11º RI, falecido aos 14/04/45 em – Montese
Soldado José Luiz dos Santos, natural de Sergipe, 1G 307.089, do DP/FEB, falecido aos 06/04/45 em Gaggio Montano
3º Sargento José Manoel de Oliveira, natural de Coronel Pacheco – MG, 4G 84.045, do 11º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese
1º Tenente José Maria Pinto Duarte, natural do Rio de Janeiro – RJ, 2G 116757 do 6º RI, falecido a 31/10/44 em San Quirico. – Anoitecia e a tropa parou abrigando-se um umas das casas da região. Os alemães recuaram a tarde , mas na manhã seguinte voltaram a atacar, inclusive esta casa. O Tenente foi atingido no abdomem e suas ultimas palavras foram: “Pelo amor de Deus, tomem conta da minha filha” E morreu nos braços do Capitão Atratino.
3º Sargento José Martins Dias, natural de Conselheiro Lafaiete – MG, 4G,58.888, do  3ºGSBHNA, falecido aos  27/12/44 no Hospital de Valdibura – Devido a ferimentos de granada inimiga.
Soldado José de Morais, natural de Barra do Piraí – RJ, 1G 290.930, da 1ª Cia, M Leve , falecido aos 13/12/44 em Bombiana – Acidente de veículo
2º Sargento José Pessoto Sobrinho, natural de Limeira – SP, 2G 87.859, do 6º RI, falecido aos 10/03/45 em Pistóia – Acidente de veículo
Soldado José Pires Barbosa Filho, natural de Cruzeiro -SP,2G 115.019, do 6º RI, falecido aos 14/04/45 em Paravento.
3º Sargento Jose Rodrigues Filho, natural de Cruzeiro – SP, 1G 313.659, do 1º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese.
Soldado José Rufino Costa, natural de Pinheiros – SP, 2G 88.366, do 6º, falecido aos 03/12/45 em Barga
Soldado José Serafim, natural de Campinas – SP, 1G 298.534, do 1º RI, falecido aos 22/04/45 em Monte Castelo
Cabo José da Silva, natural de Dourados – SP, 1G 93.259, do 6º RI,falecido aos 02/12/44 em Iola
Soldado José da Silva Almeida Filho, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 228.301, do 1º RI, falecido aos 29/11/44 em Monte Castelo
3º Sargento José de Souza, natural de Recife – PE, 1G 202.341, do 1º RI, falecido aos 12/12/45 em Bombiana
Soldado José de Souza Oliveira, natural de Governador Portela – RJ, 1G 293.073, do 6º RI, falecido aos 04/11/44 em Valdibua
Soldado José Varela, natural de Ceará Mirim – RN , 1G 305.620, do DP/FEB, falecido aos 14/04/45 em Montese – Quando em socorro de elementos do pelotão do Tenente Ary Rauen que sofreu muitas baixas Estavam detidos em um campo minado, foi alvejado por estilhaços de granada vindo a falecer minutos depois.
Soldado José Vicente de Paula, natural de Taubaté – SP, 2G 95.239, do 6º RI, falecido aos 10/11/44 em Marano.
Soldado José Vieira da Conceição, natural de Belém – PA, 1G 164,058, do 1º RI, falecido aos 21/02/45 em Monte Castelo
Soldado José Vivanco Solano, natural de São Paulo – SP, 1G 290.188, do 6º RI, falecido aos10/03 /45 em Gaggio Montano
Soldado José Wsoek, natural de Araucária – PR, 1G 290.053, do 6º RI, falecido aos 01/10/45 em Calavorno
Soldado Julio Conceição, natural do Rio de Janeiro – RJ , 1G 261.703, do 1º RI, falecido aos 1701/45 em Livorno
Soldado Julio Nicolau, natural de Rio Piracicaba – MG , 4G 106.009, do DP/FEB , falecido provavelmente  aos 16/04/45 em Montese  – Seu pelotão ficou detido em certo ponto da progressão para a conquista dessa cidade. Quando conseguiram sair e avançar, o fogo inimigo causou muitas baixas sendo o soldado atingido por vários tiros de metralhadora
3º Sargento Jupyr de Souza Pinto, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 273.527, do 1º RI, falecido aos 20/04/45 em Montese
Cabo Justino José Ladeira, natural de Petrópolis – RJ, 1G 206.939 do 1º RI, falecido aos 07/11/44 em Pisa – Saiu em exercício, mas durante o mesmo, entrou em campo minado pisando em uma delas ali existentes
Soldado Laercio Xavier de Mendonça, natural de São João de Bocaina,SP , 1G 176.071, do 1º RI, falecido aos 03/05/45 em Milão. – Faleceu em consequência de acidente de veículo
3º Sargento Laudelino Nogueira, natural de Resende – RJ, 1G 301.918, do 11º RI, falecido aos 01/04/45 em Valdibura
Cabo Laudelino Vieira de Campos, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 290.655, do 11º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese
Soldado Laurentino da Silva Nonato, natural de Rosário do Oeste – MT, 9G 39.193, do DP/FEB, falecido aos 27/02/45 em Livorno – Em consequência de doença
Soldado Lazaro Moncef, natural de Candeias – MG , 1G 293.659, do 11º RI, falecido provavelmente, aos 16/04/45 em Montese
Soldado Lelio Martins de Souza, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 270.097, do 1º RI, falecido aos12/12/44 em Monte Castelo
Soldado Leônidas Moreira, natural de Paranaguá – PR, 1G 298.626, do 1º RI, falecido aos 28/11/44 em Monte Castelo
Soldado Lino Pinto dos Santos, natural de Japoatã, 2G 127.787, do 11º RI, falecido aos 15/04/45 em Montese
3º Sargento Lourival Alves de Souza, natural de Para de Minas – MG, 4G 78.845, do DP/FEB, falecido aos 14/04/45 em Montese
Soldado Lucindo Nepomuceno Cebalio, natural de Cárceres, 1G 298.899, do 1º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese
1º Tenente Luis Lopes Dornelles, natural de São Paulo – SP, 1g (nãoconsta) da FAB, falecido aos 29/04/45 em Alessandria – Antes mesmo de atacar seu objetivo ( uma locomotiva), foi atingido e antes de cair bateu em vários prédios da cidade
3º Sargento Luiz Geraldo da Silva, natural de Cáceres – MT, 1G 301,930, do 11º RI, falecido aos 28/03/45 em Lazzari
Cabo Luis Gomes Quevedo, natural de Uruguaiana – RS, 3G 85.686, do 6º RI, falecido aos 16/04/45 em Montese – Foi atingido na cabeça por uma granada de morteiro durante patrulha
Soldado Luiz Manoel Ferreira, natural de Maricá – RJ, 1G 218.566, do 1º RI, falecido aos 12/12/45 em Monte Castelo
3º Sargento Luiz Ribeiro Pires, natural do Rio de Janeiro – RJ , 1G 264.420, do 9º BE, falecido aos 22/02/45 em Abetaia.
3º Sargento Luiz Rodrigues Filho, natural do Rio de Janeiro – RJ, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Abetaia. Era o comandante da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45; foi encontrado a frente do grupo que comandava ainda em posição de combate o que leva a crer que lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia!
Soldado Luiz Stobl, natural de Rio Negrinho – SC , 2G 128.123, do º, falecido aos 16/04/45 em Montese – ajudou para que seu pelotão aprisionasse o comandante do batalhão inimigo tendo neutralizado duas metralhadoras com sua arma automática, mas acabou sendo atingido por tiros de outro atirador.
Soldado Luiz Tenorio Leão, natural de São João do Cariri, PB, do CRP/FEB, falecido aos 27/04/45 em Ormaniano (talvez seja o pracinha mais novo a falecer no teatro de operações, tinha 20 anos)
Soldado Manassés de Aguiar Barros, natural de Limeira – SP, 4G 116.162, do DP/FEB, falecido aos 13/03/45 em Monte Belvedere.
Soldado Manoel Amaro dos Santos, natural de São Fidélis – RJ, 1G 292.956, do 1º, falecido aos 15/01/45 em Africo
Soldado Manoel Apolinário dos Reis, natural de Jabaeté – ES, 1G 23.533, do 1º RI, falecido aos 12/12/45 em Bombiana
2º Tenente Manoel Barbosa da Silva, natural de Cabo de Santo Agostinho– PE, 2G 83.217, do 6º RI, falecido aos 22/10/44 na Região de Braga. Era tido como um oficial enérgico acima de tudo, valente. Não foram suficiente os avisos de um dos seus sargentos para que avançasse com mais cuidado, porém, o destemido tenente, praticamente se mostrou ao inimigo ignorando as recomendações. Um tiro na cabeça ceifou sua vida.
Soldado Manoel Chagas, natural de Manaus – AM, 1G 305.272, do 6º RI, falecidos aos 14/04/45 em Castel D’ Aiano
Soldado Manoel Eduardo de Souza, natural de Jaicós – PI, 10G 1640, do CRP/FEB, falecido aos 08/06/45 em Piacenza – Acidente com granada quando estava em serviço na sua unidade
Soldado Manoel Francisco Gomes, natural de Barreiro – SP, 2G 93.456, do 11º RI, falecido aos 19/12/45 em Monte Castelo
Soldado Manoel Furtado, natural de Vitória – ES, 1G 193.535 do 11º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo.
Soldado Manoel Lino Paiva, natural de Martins – RN, 1G 222.034, do 1º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese
Soldado Manoel Pinto, natural de Barra do Piraí – RJ, 1G (não consta), do1º RI, falecido aos 22/11/45 em Palazzo
Cabo Manoel de Souza, natural de Além Paraiba – MG , 1G 294.615, do DP/FEB, falecido aos 17/12/45 em Crociale
Soldado Marcelino Lourenço, natural de Nova Iguaçu – RJ, 1G 231.437, do 1º, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo -Durante a progressão, não foi observado a principio pelo seu grupo de combate, uma posição alemã no seu flanco direito. Segundo seu comandante, o Sargento Tadeu, o soldado pensou que estava sendo alvejado pelos próprios companheiro chegando a gritar: “Sargento Tadeu, estão atirando em nós pelas costas.. nossos próprios companheiros” , mas não era, o soldado alvejado por mais tiros de metralhadora do lado direito do seu corpo, morrendo em seguida.
Soldado Marcelino Jazinsk, natural de Araucária – PR, 5G 27.258, do 6º RI, falecido aos 25/01/45 em Africo
2º Tenente Marcio Pinto, natural do Rio de Janeiro –RJ, IG 274171 do 11º RI, falecido em 30/10/44 em Caterate – O Batalhão do Tenente Pinto acampou onde antes fora uma posição alemã cuja a praia havia minas ainda ativas e disso se aproveitava o pelotão para treinar o desarmamentos das mesmas. Era comum que os animais que por ali passavam pisassem em minas e naturalmente faziam com que explodissem. Em um final de tarde, quando já voltavam do treinamento, o Tenente lembrou-se que havia esquecido algum instrumento no campo, mandou o pelotão seguir e voltou ao local. Quando já escurecia ele errou o caminho de volta e acabou pisando em uma das minas. Os membros do seu pelotão pensaram que mais um animal era o responsável pela explosão, mas estranharam a demora do Tenente. Pela manhã acharam seu corpo.
Soldado Marino Felix, natural de Itatinga – SP, 2G 126.422, do 11º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo. Participou da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45; foi encontrado ainda em posição de combate o que leva a crer que lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia.
Soldado Mario Nardeli, natural de Rio do Sul – SC, 2G 126.449, do 11º RI, falecido aos12/12 /44 em Monte Castelo.
Soldado Mauricio Araújo Martins, natural do Pará , 1G, do CRP/FEB, falecido aos 22/07/45 no 7th Station Hospital
Soldado Mauricio Moreira Rodrigues, natural de Rio de Janeiro – RJ, 1G 256.688, do 1º, falecido aos 30/11/44 em Monte Castelo.
3º Sargento Max Wolff Filho, natural de Rio Negro – PR, 1G 125.504, falecido aos 12/04/45 em Maserno – Considerado o maior herói da FEB, o Sargento Wollf, tombou na sua 36ª missão de patrulha( normal era que através de revezamento os sargentos fizessem de 8 a 10 patrulhas, mas essa era a missão preferida de Wollf que sempre se apresentava como voluntário). A frente da sua patrulha foi alvejado por um metralhador alemão.
Soldado Michel Jacob Cheib, natural de Belo Horizonte – MG, G, do 6º RI, falecido provavelmente aos 24/01/45 na Zona de Operações
Soldado Miguel Francisco Dias, natural de Piranga – SP, 1G 294.433, do 6º RI, falecido aos 04/01/45 em Porreta Terme
Cabo Miguel Marotti Cabral, natural de Cantagalo –RJ, 1G 229.818 – Vítima de um morteiro que caiu dentro do seu abrigo pessoal (Fox hole)
3º sargento Miguel de Souza Filho, natural do Acre, 1G 299.267, do 11º RI, falecidos aos 02/12/44 em Monte Castelo
Soldado Milton Bragança, natural de Nova Iguaçu – RJ, 1G 259.960, do 1º RI, falecido aos 22/02/45 em Monte Castelo
Cabo Moisés de Oliveira, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 182.796, do DP/FEB, falecido aos 16/04/45 em Montese
Soldado Nelson Alves Fonseca, natural do Rio de Janeiro – RJ , 1G 180.143, do 11º RI, falecido aos 05/12/45/45 em Bombiana
2º sargento Névio Baracho dos Santos, natural de São Paulo – SP, 1G 139.867, do 6º RI, falecido aos 23/11/44 em Vic. Nocchi
3º Sargento Nilo Morais Pinheiro, natural de Ipanema – MG, 4G 87.632, do 11º RI, falecido aos 07/02/45 no Hospital Valdibura.
3º Sargento Noraldino Rosa dos Santos, natural de Novo Cruzeiro – MG, 1G 292.781, do 6º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese – O sargento não acreditava em fox hole ( abrigo pessoal), dizia que se a granada ou morteiro tivesse o endereço dele, não haveria jeito. Porém nesse dia, o bombardeio estava muito intenso e ele resolveu cavar um, mais tarde quando  o bombardeio acalmou um pouco, ele e o sargento Joel Vieira sentaram do lado de fora do abrigo. De repente veio uma grana que caiu no meio dos dois; o sargento Joel ainda teve tempo de pular para um lado e se livrar dos efeitos da granada, mas o sargento Noraldino não teve a mesma sorte e acabou sendo atingido, morrendo na hora.
Cabo Norberto Henrique Weber, natural de Santa Rosa – RS, 3G 79.583, do 6º RI, falecido aos 14/04/45 em Paravento.
Soldado Olavio Soares do Amaral, natural do Rio de Janeiro – RJ. 1G 243.501, do 1º RI, falecido aos 21/02/45 em Monte Castelo – partiu para refazer a ligação dos fios telefônicos entre a sua companhia e o comando do batalhão tendo sido ferido, mas mesmo assim continuou a sua missão e faleceu ao terminar a última emenda necessária para que os telefones voltassem a funcionar
1º Tenente Oldegard Olsen Sapucaia, natural de Minas Gerais, 1G (não consta), da FAB falecido aos 07/11/44 em Tarquinia – Atingido, tentou saltar de paraquedas, mas a cabine do seu avião não abriu.
Soldado Olimpio José Borges, natural de Itajaí – SC, 2G 126.335, do 11º RI, falecido aos 12/12/44 Em Monte Castelo.
Cabo Olivaldo Barbosa Vila-Nova, natural de Maceió – AL, 1G 298.148, do 1º RI, falecido aos 29/11/44 em Monte Castelo.
Soldado Omar Bento do Nascimento, natural de Oliveira – MG, 1G 295.105, do 11º RI, falecido aos 26/03/45 em Lazzari
Soldado Orlando Ferreira Martins, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 273.874, do 1º RI, falecido aos 07/11/44 em Pisa – Saiu em exercício, mas durante o mesmo, entrou em campo minado pisando em uma das minas ali existentes..
Sargento Orlando Randi, natural de São João Del Rei – MG, 4G 54.436, do 11º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese – Foi ferido mortalmente por um tiro de fuzil na fronte durante a batalha urbana. Faleceu em seguida
Cabo Oscar Rossim, natural de Sousas – SP, 1G 109.322, do 6º RI, falecido aos 08/12/45 em Africo –
Soldado Oscar Schade, natural de Imbo – SC, 1G 291.949, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo
2º Sargento Osmar Côrtes Claro, natural de Juiz de Fora – MG, 2G 46.105, do 6º RI, falecido aos 10/12/44 em Porreta Terme
2º Sargento Oswaldino Mendes Rocha, natural de Itassu – ES, 1G 174.455, do 9º BE, falecido aos 12/02/45 na região de Monte Castelo – Acidente de jipe
Soldado Oswaldo de Carvalho, natural dRio de Janeiro – RJ, 1G 207.301, do 1ºRI, falecido aos 30/11/44 em Bombiana
3º Sargento Oswaldo Conceição, natural de Capela – SE, 1G 197.153, do 1º RI, falecido aos 30/12/44 em Porreta Terme.
Cabo Oswaldo José de Oliveira, natural de , 1G 306.063, do DP/FEB, falecido aos 02/03/45 em Pistóia
Soldado Oswaldo Lelis, natural de Sertãozinho – SP, 1G 305.225, do DP/FEB, falecido aos 14/04/45 em Montese.
Soldado Oswaldo Pereira, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 271.474, do 1º RI, falecido aos 29/11/44 /45 em Bombiana
Soldado Otacilio de Souza, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 294.647, do 9º BE, falecido aos 05/02/45 no 7th Hospital – Vítima de uma mina
Cabo Otavio Carlos da Silva, natural de Prados – MG, 1G 205.306, do DP/FEB, falecido provavelmente aos 23/03/45 na Zona de Operações
Soldado Otavio Sinésio Aragão, natural de Taguaratinga do Norte – PE, 1G 298.981, do 11º RI, falecido aos 30/11/44 em Porreta Terme.
Soldado Otelo Ribeiro, natural de São Paulo – SP, 1G 290.470, do 1º RI, falecido aos 03/12/44 em Torre de Nerone.
Soldado Otto Unger, natural de Mogi das Cruzes – SP, 1G 290.030, do 6º, falecido aos 21/11/44 em Porreta Terme
Soldado Paulino José de Oliveira, natural de Parati – RJ, 1G 220.390, do 1º RI, falecido aos 09/12//45 em Bombiana.
Soldado Paulo Damasio Rolla, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G (Não consta), do 1º RI, falecido aos 22/02/45 em Monte Castelo
Soldado Paulo Emygdio Pereira, natural de São Paulo – SP, 1G 289.237, do Pel. de Polícia, falecido aos 07/11/44 no 47th Hospital.
3º Sargento Paulo Inácio de Araújo, natural de Itaocara – RJ , 1G 195.823, do 1º RI, falecido aos 04/01/45 em Porreta Terme.
Soldado Paulo de Morais Pinheiro, natural de Niterói – RJ, 1G 266.574, do 1º RI, falecido aos 21/02/45 em Monte Castelo.
3º Sargento Paulo Moreira, natural de Bom Jesus do Itabapoana – RJ, 1G 196.233, do 1º, falecido aos 04/01/45 em Porreta Terme.
Cabo Paulo Pereira da Silva, natural de Nilópolis – RJ, 1G 224.199, do 1ºRI, falecido aos 05/04/45 em Monte Belvedere
Soldado Paulo de Souza Pereira, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 271.840, do II/1ºROauR, falecido aos 21/10/45 em Lopia
Soldado Paulo Tansini, natural de Campinas – SP. 2G 190.260. do 6º RI, falecido aos 08/12/44 em Africo – Durante combate, recebeu os efeitos de uma granada que explodiu a uns 2 metros dele.
Soldado Pedro Graciano Moreira, natural de Natividade de Carangola – RJ, 1G 226.935, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Bombiana
2º Sargento Pedro Krinski, natural de São Luiz Gonzaga – RS, 1G 224.164, do1º Esquadrão de Reconhecimento, falecido aos 24/09/44 em Vic,Camaiore.
Soldado Pedro Laurindo Filho, natural de Tijucas – SC , 1G 298.765, do 1º RI, falecido aos 03/12/44 Hospital de Campanha ( ferido em Bombiana)– Ferido em ação por estilhaços de granada. Apesar de ter sido operado e estar relativamente bem, piorou, devido a um coagulo que se formou nos seus brônquios levando-o a morte
Soldado Pedro Mariano de Souza, natural de Muniz Freire – ES, 1G 219,007, do 1º RI, falecido aos 29/10/44 em Pisa; – Vítima de acidente de caminhão
Soldado Pelopidas Pessamani, natural de São Francisco de Assis – RS, 3G 127,394, do CRP/FEB, falecido aos 12/03/45 em Mandragone. Foi morto por engano por um sentinela do Rest Camp americano por um tiro de fuzil.
Soldado Prim Rodrigues Canes, natural de Alegrete -RS, 3G 92.521, do 6º, falecido aos 14/04/45 em Montese
Soldado Rafael Pereira, natural de Mirandópolis – SP, 2G 126.423, do 11º RI, falecido aos 12/12/44 em Abetaia. Participou da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45 ainda em posição de combate o que leva a crer que lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia.
Soldado Rafael Rogerio Buzarello, natural de Timbó – SC , 2G 157.957, do 11º RI, falecido aos14/04 /45 em Montese.
Soldado Ramis Mendes, natural de União da Vitória – PR, 1G ( não consta) do 11º RI, falecido provavelmente em 12/12/44 em Monte Castelo.
Soldado Raul Marques Marinho, natural do Rio de Janeiro – RJ , 1G 230.406, do 1º RI, falecido aos 12/12/45 em Bombiana
3º Sargento Ricardo Marques Filho, natural de Santa Maria – RS, 3G 69.747, do 11º, falecido aos 22/04/45 em Chiozzo.
Soldado Roberto Marcondes, natural de Pindagonhagaba – SP, 2G 91.223, do 11º RI, falecido aos 21/04/45 em Montese.
Soldado Rodolfo Gomes de Campos, natural de União – (??), 5G 25.370, do 11º RI, falecido provavelmente aos 12/12/44 em Monte Castelo.
1º Sargento Rodoval Cabral da Trindade, natural de Ceará – Mirim – RN, 2G 873.220, do 6º RI, falecido aos 06/06/45 em Voghera – Vítima de acidente de jipe.
Soldado Rodrigo Leme da Silva, natural de Bauru – SP , 2G 116.310, do 1º RI, falecido aos 24/11/44 em Palazzo
1º Tenente Rolland Rittemeister, natural de São Paulo – SP, 1G (não consta), da FAB, falecido aos 16/11/45 em Tarquinia.
Cabo Romeu Casagrande, natural de São Paulo – SP , 2G 91.718, do 6º RI, falecido aos 05/03/45 em Soprassasso. Durante a tomada dessa posição, enquanto rastejava na tentativa de avançar, o Cabo bateu com a barriga em uma mina, tendo morte instantânea.
Soldado Romeu Cocco, natural de São Paulo – SP , 2G 111.072, do 6º, falecido aos 18/10/44 em Bolongna
Soldado Rosálio José da Conceição, natural de Nilópolis – RJ , 1G, 304.852 do DP/FEB, falecido aos 20/03/45 em Iola
Soldado Rubem de Souza, natural de Conselheiro Lafaiete – MG , 1G 273.833, do º, falecido aos 22/02 /45 em Monte Castelo.
Soldado Rubens Coelho Galvão, natural de Niterói – RJ, 1G 299.273, do 11º RI, falecido provavelmente aos 16/04/45 na área de Montese
2º Sargento Rubens Leite, natural de Taubaté – SP , 2G 86.691, do 6º RI, falecido aos 05/11/44 em Porreta Terme.
2º Tenente Ruy Lopes Ribeiro, natural de Curvelo – MG, 1G 272.480, do 11º RI, falecido aos 15/04/45 no 16th Hospital. O Tenente Rui era dentista formado e cursava o terceiro ano de medicina. E esses conhecimentos médicos que tinha, fez com que se oferecesse para ajudar os feridos que tombavam a cada minuto. Uma explosão de uma mina próximo de onde ele estava, fez com que um estilhaço atingisse sua cabeça provocando um grave ferimento. Apesar de ser levado ao hospital, não resistiu.
Soldado Sansão Alves dos Santos, natural de Claudio – MG, 1G  (não consta), do 6º, falecido aos 10/10/44 em Camaiore
Soldado Saulo Lima de Vasconcelos, natural de São João Nepomuceno,MG, 1G 293.889, do 11º RI, falecido aos 29/11/44 em Monte Castelo. Quando armava sua metralhadora para tentar dar cobertura aos membros do seu pelotão que deveriam avançar até determinada posição, foi atingido com um tiro à altura do coração
Soldado Sebastião Cerrato, natural de Espirito Santo do Pinhal – ES, 1G 293.322, do 1º Btl, de Saúde, falecido aos 03/12/44 em Monte Castelo (Caselina)
Soldado Sebastião Clementino Machado, natural de Rio Preto – MG, 2G 126.252, do 11º RI, falecido aos 12/12/44 em Abetaia. Participou da patrulha que contava com mais 16 homens que foi completamente aniquilada pelo inimigo a uns vinte metros da posição do mesmo. Seu corpo, junto com os demais, só foi encontrado após a conquista de Monte Castelo aos 21/02/45 ainda em posição de combate o que leva a crerque lutou até seu ultimo tiro. É um dos 17 de Abetaia.
2º Sargento Sebastião da Costa Chaves, natural de Belém – PA, 1G 50.333, do 11º RI, falecido aos 06/12/44 em Valdibura
Soldado Sebastião Felicio, natural de São José do Barreiro – SP, 2G 99160, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo
Soldado Sebastião Garcia, natural de Itapetininga – SP, 2G 88.066, do 6º RI, falecido aos 28/04/45 em Collecchio.
Soldado Sebastião Ribeiro, natural de Ponta Porã – MT, 1G 292.870, do 6º RI, falecido aos 31/10/44 em Molazzano – Durante progressão juntamente com seu grupo de combate, uma granada atingiu o grupo em cheio. Todos morreram
Soldado Sebastião Vanna, natural de Niterói – RJ, 1G 143.474, do II/1ºROAuR, falecido aos 18/08/44 – Acidente de jipe
Soldado Sergio Bernardino, natural de Avaré – SP, 1G 307.210, do DP/FEB, falecido aos 14/04/45 em Montese.
Soldado Sergio Grevinski, natural de Canoinhas – SC , 1G 126.684, do 11º RI, falecido aos 12/02/45 em Gabba
Soldado Servino Mengarda, natural de Timbó – SC, 1G 271.455, do 1º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese
2º Sargento Severino Barbosa de Faria, natural de Recife – PE, 1G 168.637 , do 1º RI, falecido aos 12/12/45 em Monte Castelo.
Soldado Severino da Costa Villar Filho, natural do Rio de Janeiro, RJ ,1G 17.364, do Dep, de Intendência, falecido aos 24/04/45 na região de Trole – Vítima de acidente de caminhão, quando transportava tropas para o front.
Soldado Simeão Fernandes, natural de Porto Murtinho – MT, 1G (não consta), do 6º RI, falecido aos 14/10/45 em Catorosa – Quando testava uma linha telefônica com mais 4 companheiros, houve uma ataque de uma patrulha alemã. O soldados brasileiros ofereceram grande resistência enquanto esperavam reforço e por fim, Fernandes partiu para o corpo a corpo com o comandante da patrulha inimiga e isso fez com os dois morressem
Soldado Simião Alves de Almeida, natural de Canoinhas – SC , 1G301.401, do 11º RI, falecido aos 26/04/45 em Collecchio
Soldado Simplicio Vieira de Lara, natural de São João do Triunfo, PR ,1G 290.298, do 6º RI, falecido aos 26/04/45 em Montese
Soldado Teodoro Francisco Ribeiro, natural de Taubaté -SP, 2G 93.165, do 6º RI, falecido aos 03/09/44 em Vadda – Acidente de veículo
Soldado Teodoro Sativa, natural de Bela Vista – MT, 1G 293.973, do 6º RI, falecido aos 02/05/45 em Zocca
Soldado Teonilo de Souza, natural de Mimoso do Sul – ES, 1G 226.587, do 6º RI, falecido aos 29/11/44 em Monte Castelo
Soldado Thomaz Antônio Machado, natural de Ponta Porã – MT, 9G 26.958, do 6º RI, falecido aos 29/11/44 em Moviano
Soldado Toribio da Silva, natural de Itaguai – RJ, 1G 223.393, do 1º RI, falecido aos 26/02/45 em Abetaia.
Soldado Ulpiano dos Santos, natural do Rio de Janeiro – RJ , 1G 211.608, do 1ª Cia de Transmissões, falecido aos 08/05/45 no 16th Hospital.
Soldado Vasco Teixeira da Silva, natural de São João Del Rei – MG, 1G 293.572, do 1º RI, falecido aos 04/05/45 em Porreta Terme. – Vítima de acidente de veículo.
Soldado Vergilio Lucio, natural de Grama – SP, 1G 305.292, do DP/FEB, falecido aos 02/03/45 em Abetaia
Soldado Vicente Batista, natural de São Jose dos Campos – SP, 2G 103.037 , do 6º RI , falecido provavelmente aos 03/11/45 na Zona de Operações
Cabo Vicente José de Almeida, natural de Bias Forte – , 4G 107.348, do 11º RI, falecido aos 16/01/45 em Valdibura
Soldado Vital Fontoura, natural de Cruz Alta – RS , 3G 75.700, do 6º RI, falecido aos 31/12/45 em Lisano.
Waldemar Adelino da Silva, natural de Piranga – MG, 1G 197.155, do 11º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese
Soldado Waldemar Cardoso Teixeira, natural de Santo Antônio de Pádua, RJ, 1G 227.200, do 1º, falecido aos 30/11/44 em Bombiana
Soldado Waldemar Ferreira Fidalgo, natural do Rio de Janeiro – RJ, 1G 231.450, do 1º RI, falecido aos 12/12/44 em Monte Castelo
Soldado Waldemar Marcelino dos Santos, natural de Corumbá – MT, 9G 35.547, do 9º BE, falecido aos 21/11/44 em Porreta Terme
Soldado Waldemar Martins de Almeida, natural de Santa Maria – RS, 1G 22.495, do 6º RI, falecido aos 14/04/45 em Montese
Soldado Waldemar Rodrigues, natural de Ponte Nova – MG, 1G 197.155, do 1º RI, falecido aos 22/04/45 em Samone
Soldado Waldemar Rosendo Medeiros, natural de Santa Luzia – PB, 1G, do CRP/FEB , falecido aos 18/04/45 em Montese
1º Tenente Waldir Paulino Pequeno de Mello, natural do Amazonas , 1G (não consta), da FAB, falecido aos 16/11/44 em Tarquinia
Cabo Walmir Ernesto Holder, natural de Recife – PE, 1G198.676, do 1º RI, falecido aos 28/02/45 em Bela Vista.
Soldado Walter Pereira de Souza, natural de Mirai -MG, 1G 240.975, do QG/Gen Falc, falecido aos 13/02/45 em Pistóia
Soldado Wenceslau Firmino, natural de Barra do Pirai – RJ, 1G 207.301, do 1º RI, falecido aos 30/11/44 em Bombiana
Soldado Wenceslau Spancerski , natural de Orleãns – SC, 1G 298.238, do 1º RI, falecido aos 24/11/44 em Palazzo
Cabo Wilson Abel de Oliveira, natural de Juiz de Fora – MG, 2G 126.067, do 11º RI, falecido aos 26/03/45 em Riola
3º Sargento Wilson Ramos, natural de São João Del Rei – MG 1G 294.538, do 11º RI, falecido aos 13/04/45 em Bombiana. Logo após a partida da sua companhia para a frente de combate, tombou vítima da artilharia alemã
Soldado Wilson Ribeiro Bonfim, natural de Aracaju. SE, 1G 237.402, do 1º RI, falecidos aos 14/04/45 em Montese
3º Sargento Wilson Viana Barbosa, natural do RN, 1G 299.116, do 1º RI, falecido provavelmente aos 12/12/44 em Monte Castelo
Fontes:
A FEB pelo seu comandante – General João Batista Mascarenhas de Moraes
A luta dos pracinhas – Joel Silvira e Thassilo Mitke Crônicas de Guerra (Com a FEB na Itália), Rubens Braga
Blog do henriquempfeb.blogspot.com.br