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Ao tentar efetuar o saque nos caixas eletrônicos do Santander o cliente se depara com á seguinte mensagem : Erro de leitura de Chip ou Bloqueio do CartãoO problema começou a ocorrer na manhã deste sábado(14). Centenas de clientes estão sendo prejudicados. Todos os caixas emitem a mesma mensagem de erro.

Recomendações

Como todos os clientes correm o risco de encontrar falha nos terminais eletrônicos, a Federação dos Bancos e os órgãos em defesa do consumidor recomendam um passo a passo de medidas para tentar solucionar esse tipo de problema.

Segundo a Federação, todas as cabines de autoatendimento devem ter telefones à disposição do cliente. A entidade informou que, diante de qualquer problema com o caixa eletrônico durante o expediente bancário, o consumidor deve procurar imediatamente um funcionário identificado do banco. Nos outros horários, o usuário deve ligar para um dos telefones que estão nas salas de autoatendimento.

A presidente da Proteste, Maria Inês Dolci, comenta que o banco tem a obrigação de prestar um serviço de qualidade e sem falhas ao cliente. Se ele se sentir prejudicado, pode procurar a Justiça, mas levando o registro da reclamação junto à instituição bancária.

O Procon,  órgão em defesa do consumidor,  reforça que o processo só da continuidade se houve provas documentais. Nem testemunhas substituem o registro do problema.

Sem provas, o processo termina já na conciliação com a empresa. O banco pode, até mesmo, decidir não fazer uma proposta. Um Boletim de Ocorrência (BO) também deve servir como registro e prova dos fatos.

Fique atento
CINCO PROBLEMAS MAIS COMUNS

  1. Cliente não consegue fazer o saque, mas o valor é debitado da sua conta ou poupança
  2. Cliente recebe um valor menor do que o solicitado e debitado da conta ou poupança
  3. O cartão ficar trancado na máquina
  4. O caixa eletrônico não tem disponibilidade de notas, ou de outros serviços
  5. Falta de manutenção da máquina, com dificuldade de leitura do cartão


O QUE FAZER
O mais importante é registrar a sua reclamação no momento em que ocorrer o problema, ou logo depois. Um registro pode ser o número de protocolo da ligação para o 0800 do banco, uma solicitação para o Banco Central, ou um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Procure a ajuda de um funcionário identificado para a função, nos horários de expediente, ou de um vigia

Se não encontrar, usar o telefone disponível na cabine de autoatendimento

Caso a cabine não tenha, usar o telefone pessoal para ligar para o 0800 do banco. A Febraban disponibiliza em seu site uma seção que oferece aos usuários os telefones dos bancos para atendimento ao cliente. Basta acessar o link: http://www.febraban.org.br/atendimento_bco.asp

Se não for atendido, reclame diretamente com o Banco Central, no número 0800 979 2345. Para registrar uma reclamação contra a instituição no Banco Central, é só entrar no link http://www.bcb.gov.br/?RECLAMACAODENUNCIA, e clicar em "registre a sua demanda".

Se nada funcionar, reclame no Procon da sua cidade.

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