author photo
Projeto é uma atração da programação que comemora os 15 anos do Instituto CPFL. Em Espírito Santo do Pinhal a apresentação ficará por conta de Matheus Acoustic Session Band trazendo o melhor do Pop Rock e Mpb. O evento será realizado neste sábado, na Praça da Independência, das 16:30 as 18 horas.

O Instituto CPFL e a Aurora Documenta apresentam o circuito cpfl parklet musical,  uma série de shows de bandas independentes em cima do 1º Parklet Móvel da América Latina, que circulará por 33 cidades do interior do Estado de São Paulo – como Campinas, Jundiaí, Itu, Sorocaba, São Carlos, e agora neste sábado(21) em Espírito Santo do Pinhal.  O projeto, incentivado pelo ProAC, é uma das atrações da comemoração aos 15 anos do Instituto CPFL. 

O Circuito
Com a missão de democratizar o acesso à cultura e fomentar produções de artistas locais, o projeto realiza mais de 35 apresentações gratuitas de diferentes gêneros musicais, cada uma em um município e com um grupo diferente. Ao final desses dois meses, a carreta terá percorrido mais de 2.500 km.

A ideia é incentivar a convivência dos moradores dessas cidades no espaço público, apresentando novas opções de lazer e contribuindo para sua formação cultural. A iniciativa valorizará sobretudo a música brasileira, com um repertório que pode ir do Instrumental ao Popular. 

“Queremos aproveitar a rua como um espaço democrático e inserir mais arte no cotidiano dessas populações. Por isso, escolhemos lugares com poucos equipamentos culturais e uma boa circulação de pessoas para estacionar nosso parklet móvel”, conta Assahi Lima, diretora do projeto.  Como as praças já são conhecidos lugares de convivência, o parklet será estacionado de frente para as calçadas. Dessa forma, é possível surpreender e cativar quem estiver próximo ao local do evento.

O parklet móvel é uma novidade da Soul Urbanismo. Ele funcionará como um palco e será equipado com bancos, floreiras, mesas e/ou cadeiras para que as pessoas possam ocupar uma área originalmente destinada aos automóveis. Aliando funcionalidade e sustentabilidade, o espaço também terá um sistema de captação de água pluvial para autoirrigação de sua vegetação; painéis de energia fotovoltaica para alimentar tomadas, entradas USB e iluminação de LED; paraciclo; bomba de ar para calibrar pneu de bicicleta; lixeira e paradog.

A carreta se adapta ao nível de cada calçada por meio de um sistema de suspensão a ar. Enquanto estiver estacionado nas cidades, antes e depois dos shows, a praça sobre rodas estará disponível para o uso livre da população. 

Segundo o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli, a iniciativa é parte da estratégia de integrar os programas culturais, esportivos e as ações sociais do Grupo CPFL em uma única rede de conhecimento. O ano de 2018 representa um marco da expansão desta rede, com iniciativas em mais de 120 municípios de seis estados, alcançando um público presencial estimado de 60 mil pessoas.

“O Instituto CPFL reforça, em 2018, o seu compromisso em contribuir com o desenvolvimento das comunidades por meio das interações da empresa com a sociedade. Com o Parklet Musical, uma espécie de praça sobre rodas que ocupará áreas originalmente destinadas a automóveis, levamos a diversas cidades não apenas uma atração cultural, mas uma nova ideia de uso do espaço público de maneira sustentável, aberta e democrática”, afirma.

O projeto circuito cpfl parklet musical será viabilizado com incentivo do Governo do Estado de São Paulo por meio do ProAC ICMS, com patrocínio do Instituto CPFL. A produção executiva é assinada pela Colchete Projetos Culturais, e a iniciativa ainda conta com a parceria da Soul Urbanismo.

Este artigo tem 0 comentários


EmoticonEmoticon

Próximo Artigo Next Post
Artigo Anterior Previous Post