Massa de ar polar derrubará temperaturas a partir do sábado

O frio que vem por aí deve bater recorde de norte a sul do Brasil e fica abaixo de 0°C no Sul. Há risco de geada. Confira os recordes de frio atuais das capitais.

O Frio do outono está atrasado, mas chega com bastante força sobre a América do Sul no próximo fim de semana com uma grande e forte massa de ar polar. A previsão é de que esta massa polar se divida em dois centros e um deles se desloque para o norte da Argentina.


É esta trajetória especial que vai fazer com que o ar frio chegue com mais força ao Brasil e se espalhe por mais áreas pelo interior do País. O centro do ar frio (região mais forte) vai passar sobre a Região Sul e sobre parte da Região Sudeste entre os dias 21 e 23 de maio fazendo a temperatura cair muito.


Esta forte massa de ar de origem polar vai fazer grande parte do Brasil esfriar muito e também vai reduzir a disponibilidade de umidade no ar, o que vai afastar a chuva por vários dias. Mas tudo isto é normal para esta época do ano.


Frio abaixo de zero

Com o ar polar chegando ao Brasil de forma continental, sem se misturar com a umidade do mar, o poder de resfriamento será maior. A queda da temperatura no centro-sul do País a partir do dia 19 de maio será a mais intensa e duradoura de 2018, até agora. É frio para fazer a temperatura ficar abaixo de zero na Região Sul, para ocasionar geada nos Estados do Sul, incluindo a Grande Curitiba, mas também não se pode descartar uma possibilidade de gear no sul de Mato Grosso do Sul, no sul de São Paulo e na Serra da Mantiqueira.

Recordes de frio nas capitais

A massa polar que vem por aí deve ocasionar recorde de frio generalizados sobre o Brasil. Entre os dias 19 e 23 de maio, a passagem desta massa de ar de origem polar deve estabelecer novos recordes de frio para todas as capitais da Região Sul, do Sudeste,  do Centro-Oeste, além de Porto Velho e de Rio Branco.

A madrugada do sábado (19) já será muito fria e com possibilidade de recordes de menor temperatura do ano nas capitais Porto Alegre, Campo Grande Grande e Cuiabá. Mas as madrugadas do domingo, da segunda-feira e da terça-feira serão geladas no Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, e muito frias nas demais áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. De forma fraca, o vento frio de origem polar poderá chegar até em áreas do Pará, do Tocantins e do oeste da Bahia.


Os recordes de frio nas capitais poderão ser batidos mais de uma vez durante a passagem desta massa de ar polar. Veja os recordes atuais das capitais que devem sentir a influência desta forte massa de ar polar. As temperaturas foram medidas em geral nas estações meteorológicas convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia. Para Vitória, Campo Grande e Porto Velho, o próprio INMET considera as medições de estações automáticas.


Porto Alegre (RS): 12,7°C

Florianópolis (SC): 15,2°C
Curitiba (PR): 11,8°C
São Paulo (SP): 13,8°C
Rio de Janeiro (RJ): 15,5°C
Belo Horizonte (MG): 15,4°C
Vitória (ES): 16,7°C
Campo Grande (MS): 15,1°C
Cuiabá (MT): 20,0°C
Goiânia (GO): 15,2°C
Brasília (DF): 13,6°C
Rio Branco (AC): 19,6°C
Porto Velho (RO): 21,8°C

A massa de ar polar que passou sobre o centro-sul do Brasil no fim de semana de 12 e 13 de maio de 2018 fez a temperatura baixar para 2,4°C em Caçador, em Santa Catarina.
FRIO
Foto frio no RS / Fonte: Terra - Climatempo

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,3,Barba Crescer Rapido,1,Barbeiro,1,Brasil,316,Café,8,Concursos,16,Dicas,1,Eventos,163,Mundo,11,Noticias,1492,Pinhal,1028,Pinhalense,2,Politica,224,Psicologia,2,Regionais,322,Saude,31,Turismo,73,Vestibular,62,
ltr
item
Portal de Pinhal - Notícias de Espírito Santo do Pinhal e região: Massa de ar polar derrubará temperaturas a partir do sábado
Massa de ar polar derrubará temperaturas a partir do sábado
https://1.bp.blogspot.com/-d_LEXeQZLio/WvtTuMPNMuI/AAAAAAAAJ58/-CK18MEBfPI41zh1usZXGwKIcTgoVf5dQCLcBGAs/s640/frio-rs.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-d_LEXeQZLio/WvtTuMPNMuI/AAAAAAAAJ58/-CK18MEBfPI41zh1usZXGwKIcTgoVf5dQCLcBGAs/s72-c/frio-rs.jpg
Portal de Pinhal - Notícias de Espírito Santo do Pinhal e região
https://www.portaldepinhal.com.br/2018/05/massa-de-ar-polar-derrubara_15.html
https://www.portaldepinhal.com.br/
https://www.portaldepinhal.com.br/
https://www.portaldepinhal.com.br/2018/05/massa-de-ar-polar-derrubara_15.html
true
2628005916469170352
UTF-8
Todas as postagens carregadas Não foram encontradas postagens VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Excluir por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo Recomendado para você Marcadores ARQUIVO BUSCAR TODAS AS POSTAGENS Não foi encontrado nenhuma postagem solicitada Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Sol Lua Ter Wed Thu Sex Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oou Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue MATÉRIA EXCLUSIVA Para DESBLOQUEAR a leitura, compartilhe em uma rede social Clique no link compartilhado Copiar todo código Selecionar todo código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de Conteúdo