Continua depois do anúncio


Foto ilustrativa
Média de tempo para recolocação profissional em 2017 foi de 14 meses

São Paulo, 19 de julho de 2018 – Em 2017 o brasileiro precisou de dois meses a mais para se recolocar no mercado profissional na comparação com 2016, segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Ou seja, um tempo maior que a duração do Seguro Desemprego. "Muitos candidatos afirmam que começam a procura por vagas apenas no último mês do benefício", diz Carolina Silva, Coordenadora de RH da Luandre, empresa que atende 200 das 500 maiores empresas do país.

O argumento mais comum para o comportamento de acordo com Carolina é o profissional não querer perder o benefício, caso consiga um emprego logo em seguida. Pelo mesmo motivo, muitos recusam também os empregos temporários, não levando em consideração que esta é uma ótima oportunidade de se mostrar ao mercado, com grande chance de efetivação. "A estimativa aqui na Luandre é de 40% de efetivação de temporários", acrescenta Carolina Silva.

Por isso, iniciar a busca por um novo emprego, logo após a demissão, pode trazer tranquilidade ao profissional, reduzindo o tempo de recolocação e resultando em melhor aproveitamento das oportunidades. "Uma das vantagens de iniciar a busca mais cedo é a calma que estes candidatos demonstram na entrevista pois, geralmente, dinheiro ainda não é um problema".

Para ajudar na busca, a especialista dá dicas essenciais para uma recolocação mais rápida:

Não espere!
Sendo sua decisão ou não, ao se desligar de uma empresa, parta para uma nova oportunidade. As chances não esperam, o seguro desemprego não dura para sempre e o mercado está muito competitivo para tirar um "período sabático".

Atualize seu currículo
Manter as informações atualizadas é essencial! "Verifique se já inseriu sua última experiência ou algum curso que fez nesse período", aconselha Carolina.

Ative (ou reative) o networking
Não tenha medo de se expor! O fato de ex-colegas e conhecidos saberem que você está em busca de uma oportunidade pode ajudá-lo a ter acesso ao mercado.

Crie uma estratégia para "vender" seus talentos
Procure entender quais são seus diferenciais competitivos. "Basicamente, o candidato precisa saber quais são suas qualidades como profissional e o que o destaca dos demais", diz a coordenadora. Além disso, pesquisar o que o mercado busca, onde e para quem estão direcionadas as principais oportunidades também é fundamental.

Invista em na sua qualificação
Se tiver uma verba rescisória, usar parte dela para o seu próprio aprimoramento profissional (cursos de curta duração ou até aulas de idioma) pode ser um diferencial. Caso não tenha condições de investir neste momento, existem vários cursos gratuitos, e-books e workshops, disponíveis na internet, que podem ajudar na melhoria da sua qualificação profissional.

Sobre a Luandre
Em 2018, a Luandre Soluções em Recursos Humanos completa 48 anos de atuação mantendo-se atual, dinâmica e oferecendo soluções técnicas e inovadoras na área de RH, tendo como objetivo a excelência nos serviços e o investimento em soluções criativas, construindo o elo entre a organização e colaborador em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

Recentemente a empresa chegou a marca de 4 mil clientes atendidos, 55 mil profissionais administrados ao longo do ano, em média, e um banco com mais de 1,9 milhão de currículos cadastrados. Há 17 anos consecutivos está no Top 5 do prêmio Top Of Mind RH, no qual já se sagrou vencedora por seis vezes, na categoria "Temporários e Efetivos". O Diretor de Operações, Fernando Medina, foi premiado como "Empresário de Destaque - Fornecedores de RH", pela primeira vez, no primeiro ano em que concorreu ao título.

Oferecendo seus serviços a 200 das 500 maiores empresas do Brasil, a Luandre administra uma carteira de mais de 15 mil empresas clientes. Além de todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, a empresa oferece ainda os serviços de Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 11 agências em três estados, localizadas em São Paulo (Centro, Faria Lima, Santo Amaro e Lapa), Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Rio de Janeiro e Curitiba que administram, em média, a contratação de 55 mil por ano para vagas de base e estratégicas em todo o mercado nacional.