-- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE --
Foto divulgação: Ignácio Garcia - Jornal O Município
[Notícia] No último sábado(18), um proprietário da uma fazenda na zona rural de São João da Boa vista, foi indiciado pelo crime de maus-tratos, conforme Art. 29, da Lei nº.: 9.65/98. Por ser um crime de menor potencial ofensivo, o suspeito tem o direito de responder ao inquérito policial em liberdade.

De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Fabiano Antunes, a denúncia partiu do Centro de Controle de Zoonoses, e dava conta que os animais estariam vivendo sob maus-tratos.

Após denúncia e de posse de um mandado judicial de busca e apreensão, a equipe do Delegado Antunes esteveram na Fazenda Campo Triste, área rural de São João da Boa Vista(SP). Segundo o relátorio da polícia, ao menos 24 vacas holandesas e 12 bezerros eram mantidos sem alimentação e sob condições de maus-tratos. Foram encontradas também cerca de 10 vacas mortas em valas e em outras partes da propriedade rural.

No decorrer do sábado(18), o gado apreendido foi remanejado para uma fazenda na cidade de Casa Branca(SP), onde ficaram sob a responsabilidade de outra fazenda. 

Família carente que cuidava do local trabalhava em condições subumanas

Ainda na mesma propriedade onde foram localizados os animais confinados, a polícia também descobriu que uma família carente que cuidava do local, trabalhavam em situações subumanas e, supostamente, análogas à escravidão. 

"A família gavanha R$ 50 por semana" afirmou o delegado

De acordo com o registro do Boletim de Ocorrência nº 3.942/2018, a família cuidava do local a mando do autor, "e não dava condições de subsistência aos familiares".

Por conta da grande repercussão pela cidade, houve um engajamento da sociedade civil, que prestou solidariedade a família carente. Centenas de mantimentos, roupas e materiais de higiene pessoal foram entregues ao Plantão da Polícia e repassados à família, que já foi empregada em outra propriedade rural.
Redação de Lucas Rotelli
Com informações de Ignácio Garcia - Jornal O Município

Foto divulgação: Ignácio Garcia - Jornal O Município
Foto divulgação: Ignácio Garcia - Jornal O Município