Praça da Indpendência Seculo XX Pinhal
Praça da Independência - Espírito Santo do Pinhal - Foto: Gera Staut - http://gerastauts.blogspot.com.br
A história do território é ligada aos indígenas caiapós, que ocupavam a região há séculos. A partir de 1700, caravanas de aventureiros começaram a desbravar a região, na procura de ouro e pedras preciosas. A região do atual município de Espírito Santo do Pinhal, pertencia a uma sesmaria, que foi em 1728, doada a Jorge Silva Nobre, que buscou colonizar a região. Pessoas vindas de Mogia das Cruzes e Bragança Paulista iniciaram o povoamento, e mineiros realizaram ocupações para a criação de gado, que, em geral, era vendido para o Rio de Janeiro.

Leia também: 5 lugares para conhecer em Espírito Santo do Pinhal, SP

A história de Espírito Santo do Pinhal começa com a religiosidade do fazendeiro Romualdo de Souza Brito. Em 1845, Brito havia adquirido a Fazenda Pinhal e decidiu, junto com sua esposa, que doaria 40 alqueires da propriedade para que lá se construísse uma capela.

O desenvolvimento da cafeicultura em Espírito Santo do Pinhal, localizada na região Mogiana, deu-se no contexto histórico da segunda metade do século XIX e, portanto, no momento em que o cafeicultor paulista assumia um perfil de empreendedor. Não são aleatórios, portanto, os projetos de imigração, a estrada de ferro, a abolição da escravatura, o movimento republicano e o desenvolvimento urbano. Tudo isso faz parte de uma visão de progresso dos famosos cafeicultores do Oeste Paulista, entre os quais estão incluídos os de Espírito Santo do Pinhal.

Atualmente, Espírito Santo do Pinhal ainda preserva grande parte do patrimônio histórico edificado que nos remete a fase áurea do café, podendo nos contar um pouco da história através deste roteiro.

Mapa Roteiro Turístico Nos Passos do Café
Mapa Roteio Nos Passos do Café
Tempo de duração estimado: 2 horas
Caminhada Livre

1- Praça da Independência


Praça da Independência e Igreja Matriz de Espírito Santo do Pinhal
Foto: tripadvisor.com.br
A partir de 1849, iniciou-se a construção da capela que em 1886 ja tinha suas paredes laterais e dos fundos em taipa, telhado em duas águas, construída pelo Vigário Monte Negro recebendo da Coroa Portuguesa paramentos e a imagem de São Sebastião que ainda permanece no altar assim como o crucifixo. 
Praça da Independência e Igreja Matriz de Espírito Santo do Pinhal - Foto Antiga
Foto Praça da Independência - Fotos: Aparecida Domingues Rotelli
Em 1897 a Matriz recebe a fachada frontal com torre, que permanece até hoje. Em 1898 recebe como doação o atual relógio, poli facetado e importado da Alemanha, ofertado pelo Capitão Leocádio Gomes de Faria e também o sino menor, com inscrição "Carlos Sontag I T U -5/5/1875" e o maior, colocado acima do relógio com a inscrição "oferecido por Casemiro Teixeira Vaz, ao Divino em memória de D. Pedro II, imperador do Brasil - CROUZET, HILDEBRAND - FOUDER A PARIS". Ambos provenientes da mesma fundição que fez os sinos da Catedral de Notre Drame de Paris.

2- Antigo Banco do Brasil

Antiga agencia do Banco do Brasil em Espírito Santo do Pinhal
Antiga agência do Banco do Brasil
Antigo Banco do Brasil ( antiga Caixa Econômica Estadual ). Este prédio, da década de 1950, foi construído para funcionar como a Coletoria do Estado de São Paulo.

3- Galeria Casarão


Foto Galeria Casarão em Espírito Santo do Pinhal
Galeria Casarão - Atualmente Cine A e Associação Cultural Antônio Beneficto Machado Florence
O prédio conhecido como "Galeria Casarão" foi uma das primeiras casas de aluguel, propriedade do Barão de Motta Paes. Funcionou tabem como um centro médico, o SANDU, destinado ao serviço público de sáude. Sofreu algumas interferências em seu interior e hoje abriga uma sala de cinema e a Associação Cultural Antônio Beneficto Machado Florence. 
4- Residência Família Mangilli

Foto Antiga residencia de Romualdo de Souza Brito no centro de Pinhal
Resquício da residência de Romualdo de Souza Brito. Fundador de Espírito Santo do Pinhal.
Resquício da residência de Romualdo de Souza Brito. Da antiga residência do fundador de Espírito Santo do Pinhal, restou apenas uma grande porta em madeira maciça e uma placa informativa instalada ao lado, pois todos os prédios ao lado atualmente são destinados ao comércio.

5- Residência Família Vergueiro

Foto da Residência da Família Vergueiro em Espírito Santo do Pinhal
Residência da Família Vergueiro, no centro de Pinhal
O cultivo do café atinge o auge de sua produção e geração de riquezas no período da 1ª República, colocando os paulistas no poder. Esta riqueza e prosperidade são demonstradas, entre outras formas, na arquitetura. As linhas arquitetônicas das construções deste período são mais elaboradas, com abundância de adornos, ostentando a riqueza de seus proprietários.

6- Rua José Bonifácio

Rua José Bonifácio conhecida como Rua Direita em Pinhal - Foto Antiga e Atual
Primeira foto: Rua José Bonifácio ( Rua Direita ) no século XX - Segunda foto: Rua José Bonifácio ( Rua Direita ) atualmente
A Rua José Bonifácio ( Rua Direita ) sempre foi comercial. A maioria das construções que resistem até hoje, datadas do final do século XIX e início do século XX, eram de propriedade do Barão de Motta Paes, e apresentam uma forte característica: são, em sua maioria, sobrados, construídos para funcionar como comércio no piso térreo e residência na parte superior. Um exemplo é a "casa dos Motinho", parentes do Barão de Motta Paes.

7- Praça Rio Branco - Palácio do Café
Foto da Praça Rio Branco e Palácio do Café em Espírito Santo do Pinhal
Praça Rio Branco e Palácio do Café - Espírito Santo do Pinhal
Praça Rio Branco ( antigo cemitério, do final do século XIX ). Antes da construção do Cemitério Municipal, existiam três cemitérios, sendo Largo São João, São Benedito e Praça Rio Branco.
Foto do Palácio do Café em Espírito Santo do Pinhal
Palácio do Café - Foto Flávio Hussar - Flickr
Na Praça Rio Branco localiza-se o "Palácio do Café", edifício que funcionou, originalmente, como Câmara Municipal ( em nível nacional ). Essas câmaras eram formadas pela elite local e exerciam as três funções - legislativa, executiva e judiciária ( final do ´seculo XIX ). O prédio original sofreu intervenções em sua fachada, recebendo colunas e um frontão de influência grega.

8- Câmara Municipal de Pinhal


Foto da Camara Municipal de Espirito Santo do Pinhal
Foto Portal do Turismo - Pinhal
No entorno da Praça Rio Branco, podemos encontrar várias outras construções com ao menos a fachada preservada, como o prédio da Câmara Municipal que ocupa o espaço de um quarteirão e possui sua frente voltada para os fundos da Praça Rio Branco/Palácio do Café. Na parte frontal há um belo terraço de inverno envidraçado e oito janelas de madeira emolduradas por traços sóbrios que se destacam na construção, as janelas laterais, sempre voltadas para rua mantém o mesmo estilo da fachada.

9- Residência Família Brando
Foto da Residencia da Familia Brando em Espírito Santo do Pinhal
Residência Família Brando - Foto Google Street View 2015
Esta construção possui traços da arquitetura mourisca com arcos em forma de ogiva. A coluna, o arco e a cúpula são características marcantes dessa arquitetura, na medida em que as três juntas lhe dão beleza e originalidade. Atualmente o prédio se divide residencial e comercial.

10- Residência Família Staut

Foto da Residência da Família Staut em Espírito Santo do Pinhal
Residência da Família Staut - Foto Google Street View
O casarão destaca-se pelas enormes janelas laterais em madeira voltadas para a rua com adornos sóbrios e simétricos, possui ânforas de decoração ao longo de todo o telhado e um pequeno jardim que interliga a casa e o portão de entrada.

11- Casa dos Mórmons

Foto da Casa dos Mórmons em Espírito Santo do Pinhal
Casa dos Mórmons - Foto Google Street View
Outra construção de relevância histórica nesta região é a Casa dos Mórmons. Este elegante prédio datado de 1910 preserva apenas sua fachada original, suas janelas são ricamente ornamentadas com arcos na parte superior. Sua testeira é desenhada e assinalada a data de sua construção. Possui pinhas de cimento como ponteiras e ornamentos que lembram colunas.

12- Antiga Venda da Família Martorano

Foto da Antiga venda da Família Martorano
Antiga Venda Família Martorano - Foto Google Street View
A antiga venda está estrategicamente localizada, pois servia como entreposto dos moradores da área rural do Areião, Barthô, Juventina e outras fazendas. Os traçados das ruas do centro de Espírito Santo do Pinhal, são caminhos de roças, que se mantiveram, e foram a base para o desenvolvimento urbano. É um prédio grande, de arquitetura simples e com poucos adornos na sua composição

13- Residência Família Florence

Residencia da Família Florence em Espirito Santo do Pinhal
Residência Família Florence - Google Street View
Esta casa foi tombada por ter sido residência ( a partir de 1960 ) de Arnaldo D'Ávila Florence, membro do 1° CONDEPHAAT e representante da Cúria Metropolitana de São Paulo. Foi comprada da família Brigagão que nela residiu desde o começo do século XX. Foi construida em forma de "balões" nos vidros de suas janelas, também se pode notar na sua construção o porão alto com "respiras" em ferro feitos para areja o andar habitável e também para fácil dedetização, comum à época.

14- Theatro Avenida

Foto da Frente do Theatro Avenida em Espirito Santo do Pinhal
Theatro Avenida em Pinhal
Theatro Avenida - primeiramente projetado com o estilo Politeama, o que permitia ao espaço ser utilizado para shows, entretenimento, teatro entre outros. A platéia era plana e as poltronas eram removíveis, o que permitia o uso do espaço também como "ring" de patinação.
Foto do interior do Theatro Avenida em Espirito Santo do Pinhal
Theatro Avenida - interno
Com o passar do tempo, o espaço foi inutilizado, fincado fechado quase duas décadas. Em 1982 foi comprada pela Prefeitura Municipal de Pinhal, com objetivo de ser restaurado.
Durante este período sofreu intervenções em sua estrutura, tais como o rebaixamento da platéia, sinalizando uma influência grega. Com isso, acompanhando o rebaixamento da plateia, o palco também foi rebaixado, ampliando-se assim, seu pé direito.

15- Residência Família Vergueiro

Foto da Residência da Família Vergueiro em Pinhal
Residência da Família Vergueiro - Google Street View
A residência na esquina das ruas Jorge Tibiriça com a Xavier Ribeiro é mais uma construção do período republicano - início do século XX - sobrado com varandas e jardins. Uma interessante característica de sua arquitetura são os adornos que contornam as portas e janelas, em formato de ramos de café, o que evidencia o auge do período cafeeiro em Espírito Santo do Pinhal.

16- Residência da Família Barsotini

Foto da Residencia da Família Barsotini
Residência da Família Barsotini - Google Street View
Esta impressionante residência foi construída no início do século XX e ja apresenta carecterísticas do período republicano. Representa o auge do café, suas proporções são mais suntuosas, neste período destacam-se as mansões  rodeadas por jardinas.

17- Residência Família Coletti

Foto da Residencia da Família Coletti em Pinhal
Residência da Família Coletti
A residência localizada na esquina das ruas Jorge Tibiriça com a rua Vicente Gonçalves é datada do final do século XIX, início do século XX, mantendo ainda as características arquitetônicas predominantes no período do Império, sem recuo ou jardim.

18- Residência Família Sertório

Foto da Residencia da Familia Sertorio em Pinhal
Residência da Família Sertório - Google Street View
A casa azul na esquina das ruas Silvestre Machado e Dr Vergueiro pertence ao período da República do Café com Leite - décadas de 1920-1930 - e também traz as características pertinentes à época- mansão com jardins no entorno.

19- Residência Família Silva
Foto da Residencia da Família Silva em Pinhal
Residência da Família Silva e antiga Câmara Municipal de Pinhal
Na rua Dr. Vergueiro são encontradas outras três casas do período republicano, uma delas, nas esquina, funciona atualmente como sede da Polícia Militar. Outra como residência dos Fernandes e esta residência com a torre onde funcionou a Câmara Municipal.

20- Residência Família Neves


Foto da Residencia da Família Neves
Residência da Família Neves
 A casa amarela em frente à Escola Estadual Almeira Vergueiro, na esquina das ruas Vicente Gonçalves com a Abelardo Cezar já é mais antiga do que as demais ao redor da escola. Sua construção em forma de "L" com pequena fachada frontal ricamente decorada com testeira e ânforas sendo sua lateral longa e composta por várias janelas iguais. Era parte integrante desta residência tradicional "Pharmácia Neves".

21- Escola Estadual Dr. Almeida Vergueiro

Foto da Escola Estadual Dr. Almeida Vergueiro
Escola Estadual Dr. Almeida Vergueiro em Pinhal
Escola Estadual Dr. Almeida Vergueiro: inaugurada em outubro em 1897, é uma típica escola republicana, refletindo a política de educação popular que vigorava no período. Foi a primeira escola pública de Espírito Santo do Pinhal, sendo, por isso, chamada de "primeiro grupo", e a terceira escola pública do Estado de São Paulo.

Foto Escola Estadual Dr. Almeida Vergueiro vista aérea
Escola Estadual Dr. Almeida Vergueiro - vista de cima
No Estado de São Paulo existem oito escolas que foram construídas com as mesmas características da escola Dr. Almeida Vergueiro. Espírito Santo do Pinhal recebeu esta escola devido à influência política do Dr. Almeira Vergueiro, deputado e fundador do partido Republicano em Pinhal. O projeto é do arquiteto francês Vitor Dubugras.

22- Capela Nossa Senhora Rosa Mística

Foto  da Capela Nossa Senhora da Rosa Mística em Espirito Santo do Pinhal
Capela Nossa Senhora da Rosa Mística - Pinhal
Nesta mesma região se encontra a Capela das Brotas, a primeira capela de Pinhal, erguida em meados do século XIX em homenagem à Nossa Senhora da Brotas, padroeira dos agricultores. Recentemente foi atribuído à capela o nome de Nossa Senhora Rosa Mística.

23- Residência Família Coletti

Foto da Residencia da Familia Coletti em Pinhal
Residencia da Família Coletti
A casa na esquina das ruas Silvestre Machado com a Xavier Ribeiro é uma construção do início do século XX, apresenta um grande jardim, característica das construções deste período. Pertencia ao Barão de Motta Paes, que a utilizava como casa de aluguel. Hoje funciona como sede da ONG Crescer no Campo.

24- Biblioteca Dr. Abelardo Vergueiro César

Foto da Biblioteca Dr. Abelardo Vergueiro César
Biblioteca Municipal Dr. Abelardo Vergueiro César - Pinhal
O prédio da "Biblioteca Dr. Abelardo Vergueiro César" foi inaugurada em 1888 para ser a residência de Xavier Ribeiro. Em 1943 passa ser museu, sendo sua inauguração um grande acontecimento onde estiveram presentes Guilherme de Almeida, Di Cavalcanti e José Lins do Rego. Abelardo Vergueiro César foi secretário de justiça do Estado de São Paulo na era Vargas.

25- Residência Família Del Guerra

Foto da Residência Família Del Guerra em Pinhal
Residência Família Del Guerra 
Residência da família Del Guerra, na esquina das ruas Quintino Bocaiúva com a Senador Saraiva, é uma construção da década de 1910, que foge ao estilo das influências da arquitetura austríaca e alemã onde uma das principais características é a robustez, a grande inclinação dos telhados em forma de chalé e jardins planejados.

26- Residência Família Martini

Foto  da Residência Família Martini em Pinhal
Residência da Família Martini 
Residência da Família Martini, na esquina das ruas Quintino Bocaiúva com a Senador Saraiva, é uma construção da década de 1870. Destaca-se por ser térreo e ocupar meio quarteirão, bem em frente à Praça da Independência. É ricamente ornamentado em alto relevo, remetendo a diversos estilos arquitetônicos nos adornos das janelas, destacando a enorme porta central.

Roteiro turístico Nos Passos do CaféMaterial de Divulgação
Departamento de Turismo de Espírito Santo do Pinhal
Secretária de Turismo Sandra Whitaker
Gestão 2013 a 2016 - Prefeito Zecabene
Fotos: www.turismo.pinhal.sp.gov.br e acervo pessoal Carlos Aliperti

Nos passos do café: A história de Espírito Santo do Pinhal através do Patrimônio Histórico

Praça da Indpendência Seculo XX Pinhal
Praça da Independência - Espírito Santo do Pinhal - Foto: Gera Staut - http://gerastauts.blogspot.com.br
A história do território é ligada aos indígenas caiapós, que ocupavam a região há séculos. A partir de 1700, caravanas de aventureiros começaram a desbravar a região, na procura de ouro e pedras preciosas. A região do atual município de Espírito Santo do Pinhal, pertencia a uma sesmaria, que foi em 1728, doada a Jorge Silva Nobre, que buscou colonizar a região. Pessoas vindas de Mogia das Cruzes e Bragança Paulista iniciaram o povoamento, e mineiros realizaram ocupações para a criação de gado, que, em geral, era vendido para o Rio de Janeiro.

Leia também: 5 lugares para conhecer em Espírito Santo do Pinhal, SP

A história de Espírito Santo do Pinhal começa com a religiosidade do fazendeiro Romualdo de Souza Brito. Em 1845, Brito havia adquirido a Fazenda Pinhal e decidiu, junto com sua esposa, que doaria 40 alqueires da propriedade para que lá se construísse uma capela.

O desenvolvimento da cafeicultura em Espírito Santo do Pinhal, localizada na região Mogiana, deu-se no contexto histórico da segunda metade do século XIX e, portanto, no momento em que o cafeicultor paulista assumia um perfil de empreendedor. Não são aleatórios, portanto, os projetos de imigração, a estrada de ferro, a abolição da escravatura, o movimento republicano e o desenvolvimento urbano. Tudo isso faz parte de uma visão de progresso dos famosos cafeicultores do Oeste Paulista, entre os quais estão incluídos os de Espírito Santo do Pinhal.

Atualmente, Espírito Santo do Pinhal ainda preserva grande parte do patrimônio histórico edificado que nos remete a fase áurea do café, podendo nos contar um pouco da história através deste roteiro.

Mapa Roteiro Turístico Nos Passos do Café
Mapa Roteio Nos Passos do Café
Tempo de duração estimado: 2 horas
Caminhada Livre

1- Praça da Independência


Praça da Independência e Igreja Matriz de Espírito Santo do Pinhal
Foto: tripadvisor.com.br
A partir de 1849, iniciou-se a construção da capela que em 1886 ja tinha suas paredes laterais e dos fundos em taipa, telhado em duas águas, construída pelo Vigário Monte Negro recebendo da Coroa Portuguesa paramentos e a imagem de São Sebastião que ainda permanece no altar assim como o crucifixo. 
Praça da Independência e Igreja Matriz de Espírito Santo do Pinhal - Foto Antiga
Foto Praça da Independência - Fotos: Aparecida Domingues Rotelli
Em 1897 a Matriz recebe a fachada frontal com torre, que permanece até hoje. Em 1898 recebe como doação o atual relógio, poli facetado e importado da Alemanha, ofertado pelo Capitão Leocádio Gomes de Faria e também o sino menor, com inscrição "Carlos Sontag I T U -5/5/1875" e o maior, colocado acima do relógio com a inscrição "oferecido por Casemiro Teixeira Vaz, ao Divino em memória de D. Pedro II, imperador do Brasil - CROUZET, HILDEBRAND - FOUDER A PARIS". Ambos provenientes da mesma fundição que fez os sinos da Catedral de Notre Drame de Paris.

2- Antigo Banco do Brasil

Antiga agencia do Banco do Brasil em Espírito Santo do Pinhal
Antiga agência do Banco do Brasil
Antigo Banco do Brasil ( antiga Caixa Econômica Estadual ). Este prédio, da década de 1950, foi construído para funcionar como a Coletoria do Estado de São Paulo.

3- Galeria Casarão


Foto Galeria Casarão em Espírito Santo do Pinhal
Galeria Casarão - Atualmente Cine A e Associação Cultural Antônio Beneficto Machado Florence
O prédio conhecido como "Galeria Casarão" foi uma das primeiras casas de aluguel, propriedade do Barão de Motta Paes. Funcionou tabem como um centro médico, o SANDU, destinado ao serviço público de sáude. Sofreu algumas interferências em seu interior e hoje abriga uma sala de cinema e a Associação Cultural Antônio Beneficto Machado Florence. 
4- Residência Família Mangilli

Foto Antiga residencia de Romualdo de Souza Brito no centro de Pinhal
Resquício da residência de Romualdo de Souza Brito. Fundador de Espírito Santo do Pinhal.
Resquício da residência de Romualdo de Souza Brito. Da antiga residência do fundador de Espírito Santo do Pinhal, restou apenas uma grande porta em madeira maciça e uma placa informativa instalada ao lado, pois todos os prédios ao lado atualmente são destinados ao comércio.

5- Residência Família Vergueiro

Foto da Residência da Família Vergueiro em Espírito Santo do Pinhal
Residência da Família Vergueiro, no centro de Pinhal
O cultivo do café atinge o auge de sua produção e geração de riquezas no período da 1ª República, colocando os paulistas no poder. Esta riqueza e prosperidade são demonstradas, entre outras formas, na arquitetura. As linhas arquitetônicas das construções deste período são mais elaboradas, com abundância de adornos, ostentando a riqueza de seus proprietários.

6- Rua José Bonifácio

Rua José Bonifácio conhecida como Rua Direita em Pinhal - Foto Antiga e Atual
Primeira foto: Rua José Bonifácio ( Rua Direita ) no século XX - Segunda foto: Rua José Bonifácio ( Rua Direita ) atualmente
A Rua José Bonifácio ( Rua Direita ) sempre foi comercial. A maioria das construções que resistem até hoje, datadas do final do século XIX e início do século XX, eram de propriedade do Barão de Motta Paes, e apresentam uma forte característica: são, em sua maioria, sobrados, construídos para funcionar como comércio no piso térreo e residência na parte superior. Um exemplo é a "casa dos Motinho", parentes do Barão de Motta Paes.

7- Praça Rio Branco - Palácio do Café
Foto da Praça Rio Branco e Palácio do Café em Espírito Santo do Pinhal
Praça Rio Branco e Palácio do Café - Espírito Santo do Pinhal
Praça Rio Branco ( antigo cemitério, do final do século XIX ). Antes da construção do Cemitério Municipal, existiam três cemitérios, sendo Largo São João, São Benedito e Praça Rio Branco.
Foto do Palácio do Café em Espírito Santo do Pinhal
Palácio do Café - Foto Flávio Hussar - Flickr
Na Praça Rio Branco localiza-se o "Palácio do Café", edifício que funcionou, originalmente, como Câmara Municipal ( em nível nacional ). Essas câmaras eram formadas pela elite local e exerciam as três funções - legislativa, executiva e judiciária ( final do ´seculo XIX ). O prédio original sofreu intervenções em sua fachada, recebendo colunas e um frontão de influência grega.

8- Câmara Municipal de Pinhal


Foto da Camara Municipal de Espirito Santo do Pinhal
Foto Portal do Turismo - Pinhal
No entorno da Praça Rio Branco, podemos encontrar várias outras construções com ao menos a fachada preservada, como o prédio da Câmara Municipal que ocupa o espaço de um quarteirão e possui sua frente voltada para os fundos da Praça Rio Branco/Palácio do Café. Na parte frontal há um belo terraço de inverno envidraçado e oito janelas de madeira emolduradas por traços sóbrios que se destacam na construção, as janelas laterais, sempre voltadas para rua mantém o mesmo estilo da fachada.

9- Residência Família Brando
Foto da Residencia da Familia Brando em Espírito Santo do Pinhal
Residência Família Brando - Foto Google Street View 2015
Esta construção possui traços da arquitetura mourisca com arcos em forma de ogiva. A coluna, o arco e a cúpula são características marcantes dessa arquitetura, na medida em que as três juntas lhe dão beleza e originalidade. Atualmente o prédio se divide residencial e comercial.

10- Residência Família Staut

Foto da Residência da Família Staut em Espírito Santo do Pinhal
Residência da Família Staut - Foto Google Street View
O casarão destaca-se pelas enormes janelas laterais em madeira voltadas para a rua com adornos sóbrios e simétricos, possui ânforas de decoração ao longo de todo o telhado e um pequeno jardim que interliga a casa e o portão de entrada.

11- Casa dos Mórmons

Foto da Casa dos Mórmons em Espírito Santo do Pinhal
Casa dos Mórmons - Foto Google Street View
Outra construção de relevância histórica nesta região é a Casa dos Mórmons. Este elegante prédio datado de 1910 preserva apenas sua fachada original, suas janelas são ricamente ornamentadas com arcos na parte superior. Sua testeira é desenhada e assinalada a data de sua construção. Possui pinhas de cimento como ponteiras e ornamentos que lembram colunas.

12- Antiga Venda da Família Martorano

Foto da Antiga venda da Família Martorano
Antiga Venda Família Martorano - Foto Google Street View
A antiga venda está estrategicamente localizada, pois servia como entreposto dos moradores da área rural do Areião, Barthô, Juventina e outras fazendas. Os traçados das ruas do centro de Espírito Santo do Pinhal, são caminhos de roças, que se mantiveram, e foram a base para o desenvolvimento urbano. É um prédio grande, de arquitetura simples e com poucos adornos na sua composição

13- Residência Família Florence

Residencia da Família Florence em Espirito Santo do Pinhal
Residência Família Florence - Google Street View
Esta casa foi tombada por ter sido residência ( a partir de 1960 ) de Arnaldo D'Ávila Florence, membro do 1° CONDEPHAAT e representante da Cúria Metropolitana de São Paulo. Foi comprada da família Brigagão que nela residiu desde o começo do século XX. Foi construida em forma de "balões" nos vidros de suas janelas, também se pode notar na sua construção o porão alto com "respiras" em ferro feitos para areja o andar habitável e também para fácil dedetização, comum à época.

14- Theatro Avenida

Foto da Frente do Theatro Avenida em Espirito Santo do Pinhal
Theatro Avenida em Pinhal
Theatro Avenida - primeiramente projetado com o estilo Politeama, o que permitia ao espaço ser utilizado para shows, entretenimento, teatro entre outros. A platéia era plana e as poltronas eram removíveis, o que permitia o uso do espaço também como "ring" de patinação.
Foto do interior do Theatro Avenida em Espirito Santo do Pinhal
Theatro Avenida - interno
Com o passar do tempo, o espaço foi inutilizado, fincado fechado quase duas décadas. Em 1982 foi comprada pela Prefeitura Municipal de Pinhal, com objetivo de ser restaurado.
Durante este período sofreu intervenções em sua estrutura, tais como o rebaixamento da platéia, sinalizando uma influência grega. Com isso, acompanhando o rebaixamento da plateia, o palco também foi rebaixado, ampliando-se assim, seu pé direito.

15- Residência Família Vergueiro

Foto da Residência da Família Vergueiro em Pinhal
Residência da Família Vergueiro - Google Street View
A residência na esquina das ruas Jorge Tibiriça com a Xavier Ribeiro é mais uma construção do período republicano - início do século XX - sobrado com varandas e jardins. Uma interessante característica de sua arquitetura são os adornos que contornam as portas e janelas, em formato de ramos de café, o que evidencia o auge do período cafeeiro em Espírito Santo do Pinhal.

16- Residência da Família Barsotini

Foto da Residencia da Família Barsotini
Residência da Família Barsotini - Google Street View
Esta impressionante residência foi construída no início do século XX e ja apresenta carecterísticas do período republicano. Representa o auge do café, suas proporções são mais suntuosas, neste período destacam-se as mansões  rodeadas por jardinas.

17- Residência Família Coletti

Foto da Residencia da Família Coletti em Pinhal
Residência da Família Coletti
A residência localizada na esquina das ruas Jorge Tibiriça com a rua Vicente Gonçalves é datada do final do século XIX, início do século XX, mantendo ainda as características arquitetônicas predominantes no período do Império, sem recuo ou jardim.

18- Residência Família Sertório

Foto da Residencia da Familia Sertorio em Pinhal
Residência da Família Sertório - Google Street View
A casa azul na esquina das ruas Silvestre Machado e Dr Vergueiro pertence ao período da República do Café com Leite - décadas de 1920-1930 - e também traz as características pertinentes à época- mansão com jardins no entorno.

19- Residência Família Silva
Foto da Residencia da Família Silva em Pinhal
Residência da Família Silva e antiga Câmara Municipal de Pinhal
Na rua Dr. Vergueiro são encontradas outras três casas do período republicano, uma delas, nas esquina, funciona atualmente como sede da Polícia Militar. Outra como residência dos Fernandes e esta residência com a torre onde funcionou a Câmara Municipal.

20- Residência Família Neves


Foto da Residencia da Família Neves
Residência da Família Neves
 A casa amarela em frente à Escola Estadual Almeira Vergueiro, na esquina das ruas Vicente Gonçalves com a Abelardo Cezar já é mais antiga do que as demais ao redor da escola. Sua construção em forma de "L" com pequena fachada frontal ricamente decorada com testeira e ânforas sendo sua lateral longa e composta por várias janelas iguais. Era parte integrante desta residência tradicional "Pharmácia Neves".

21- Escola Estadual Dr. Almeida Vergueiro

Foto da Escola Estadual Dr. Almeida Vergueiro
Escola Estadual Dr. Almeida Vergueiro em Pinhal
Escola Estadual Dr. Almeida Vergueiro: inaugurada em outubro em 1897, é uma típica escola republicana, refletindo a política de educação popular que vigorava no período. Foi a primeira escola pública de Espírito Santo do Pinhal, sendo, por isso, chamada de "primeiro grupo", e a terceira escola pública do Estado de São Paulo.

Foto Escola Estadual Dr. Almeida Vergueiro vista aérea
Escola Estadual Dr. Almeida Vergueiro - vista de cima
No Estado de São Paulo existem oito escolas que foram construídas com as mesmas características da escola Dr. Almeida Vergueiro. Espírito Santo do Pinhal recebeu esta escola devido à influência política do Dr. Almeira Vergueiro, deputado e fundador do partido Republicano em Pinhal. O projeto é do arquiteto francês Vitor Dubugras.

22- Capela Nossa Senhora Rosa Mística

Foto  da Capela Nossa Senhora da Rosa Mística em Espirito Santo do Pinhal
Capela Nossa Senhora da Rosa Mística - Pinhal
Nesta mesma região se encontra a Capela das Brotas, a primeira capela de Pinhal, erguida em meados do século XIX em homenagem à Nossa Senhora da Brotas, padroeira dos agricultores. Recentemente foi atribuído à capela o nome de Nossa Senhora Rosa Mística.

23- Residência Família Coletti

Foto da Residencia da Familia Coletti em Pinhal
Residencia da Família Coletti
A casa na esquina das ruas Silvestre Machado com a Xavier Ribeiro é uma construção do início do século XX, apresenta um grande jardim, característica das construções deste período. Pertencia ao Barão de Motta Paes, que a utilizava como casa de aluguel. Hoje funciona como sede da ONG Crescer no Campo.

24- Biblioteca Dr. Abelardo Vergueiro César

Foto da Biblioteca Dr. Abelardo Vergueiro César
Biblioteca Municipal Dr. Abelardo Vergueiro César - Pinhal
O prédio da "Biblioteca Dr. Abelardo Vergueiro César" foi inaugurada em 1888 para ser a residência de Xavier Ribeiro. Em 1943 passa ser museu, sendo sua inauguração um grande acontecimento onde estiveram presentes Guilherme de Almeida, Di Cavalcanti e José Lins do Rego. Abelardo Vergueiro César foi secretário de justiça do Estado de São Paulo na era Vargas.

25- Residência Família Del Guerra

Foto da Residência Família Del Guerra em Pinhal
Residência Família Del Guerra 
Residência da família Del Guerra, na esquina das ruas Quintino Bocaiúva com a Senador Saraiva, é uma construção da década de 1910, que foge ao estilo das influências da arquitetura austríaca e alemã onde uma das principais características é a robustez, a grande inclinação dos telhados em forma de chalé e jardins planejados.

26- Residência Família Martini

Foto  da Residência Família Martini em Pinhal
Residência da Família Martini 
Residência da Família Martini, na esquina das ruas Quintino Bocaiúva com a Senador Saraiva, é uma construção da década de 1870. Destaca-se por ser térreo e ocupar meio quarteirão, bem em frente à Praça da Independência. É ricamente ornamentado em alto relevo, remetendo a diversos estilos arquitetônicos nos adornos das janelas, destacando a enorme porta central.

Roteiro turístico Nos Passos do CaféMaterial de Divulgação
Departamento de Turismo de Espírito Santo do Pinhal
Secretária de Turismo Sandra Whitaker
Gestão 2013 a 2016 - Prefeito Zecabene
Fotos: www.turismo.pinhal.sp.gov.br e acervo pessoal Carlos Aliperti
Publicidade
 Clique para acessar o site da Varanda Italiana
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário