Continua depois do anúncio
A Presidente da Câmara Municipal, Cristina Brandão Domingues, e a Vereadora Maria de Lourdes Santiago participaram na noite de quinta-feira (27 de setembro), no Theatro Avenida, da VI Semana Edgard Cavalheiro (60 anos de sua morte) e dos 60 anos de criação do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, idealizado em 1959 por Edgard Cavalheiro quando presidia a Câmara Brasileira do Livro.

O evento reuniu ainda o Presidente da Casa do Escritor Pinhalense, João Batista Rozon (organizador da Semana Edgard Cavalheiro), o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antonio Torelli, o diretor municipal de Cultura, Paulo Stéfani Tobias (que representou o Prefeito Sergio Del Bianchi Junior), o diretor do Unipinhal, Juarez Belli, entre outros convidados.

Em seu discurso, Cristina parabenizou a organização do evento na pessoa de João Batista Rozon, “um batalhador da cultura em Pinhal”, e a Câmara Brasileira do Livro na pessoa de Luís Antonio Torelli, que fez a doação de mais de dois mil livros à Biblioteca Edgard Cavalheiro, que fica nas dependências da Associação Cultural Antonio Benedito Machado Florence (antigo Casarão), na Praça da Independência.
Cristina ressaltou ainda a importância da leitura na formação de cidadãos participativos e conscientes e do legado cultural deixado pela Semana Edgard Cavalheiro. Ao final de sua fala, disse que “um país de faz com homens e livros”, reavivando uma frase marcante do escritor Monteiro Lobato.

Durante a abertura do evento, houve apresentação musical dos alunos do projeto Guri. A VI Semana Edgard Cavalheiro se encerra no sábado (29 de setembro), no Theatro Avenida. A entrada é gratuita.
Fonte e foto da Câmara Municipal de Pinhal