-- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE --

Espírito Santo do Pinhal registra quase 2 mil raios por ano, diz Inpe
Espírito Santo do Pinhal registra em média cerca de 2 mil raios a cada ano, segundo informações do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Isso significa uma densidade de 4,46 raios por km2.

Os números são semelhantes ao de cidades vizinhas como Itapira, Mogi Mirim e Mogi Guaçu e está dentro da média do Estado de São Paulo. No ranking que considera os dados de todos os municípios paulistas, o índice pinhalense é o de 412º.

No entanto, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta quanto ao aumento da incidência de chuvas com raios nos municípios paulistas. A previsão é que a temporada de raios no estado se estenda até o dia 31 de março.

Diante disso, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) firmou uma parceria com a Defesa Civil para alertar os motoristas e quem viaja pelas rodovias da malha paulista concedida sobre como proceder em casos de chuvas com raios. A orientação é estacionar em local seguro, como postos de serviço, e abrigar-se em uma edificação.

Entre 2000 e 2014, foram registradas 1.792 mortes por descargas elétricas no Brasil, uma média de 120 vítimas anualmente. A maior parte das mortes ocorre na Região Sudeste (28%) e as outras quatro regiões estão empatadas com 18% cada. São Paulo é o estado com maior número de vítimas, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Com informações da Gazeta Itapirense e Inpe
Foto ilustrativa